sexta-feira, 31 de agosto de 2012

365 DIAS DE ARTE

A Figura Obscura, de Federico Castellón

Situada em um deserto amplo e sob um céu tempestuoso, a cena é retratada de maneira fantástica e perturbadora. A forma dominante é a figura feminina à direita do quadro.

Federico Cristencia de Castellón y Martinez, conhecido como Federico Castellón (14/09/1914 - 29/07/1971) foi um pintor hispano-americano, escultor, ilustrador de livros infantis e foi influenciado por Giorgio de Chirico, Pablo Picasso, Georges Rouault e principalmente por Salvador Dalí.
O artista nunca foi membro oficial do grupo surrealista, mas ficou impressionado com o simbolismo e a forte emoção das obras desse movimento. Dalí foi um de seus grandes inspiradores, bem como o escritor americano Edgar Allan Poe. Em "A Figura Obscura", a imagem que dá nome à tela, com seu vestido do século XIX e sua identidade oculta, parece uma personificação do interesse de Allan Poe pelo amor e pela morte.
Situada em um deserto amplo e sob um céu tempestuoso, a cena é retratada de maneira fantástica e perturbadora. A forma dominante é a figura feminina à direita do quadro, envolta em um vestido vinho escuro e com o rosto oculto por um capuz fortemente amarrado ao pescoço. Só é possível ver as mãos entrelaçadas, cujos nós e tendões sugerem sua tensão e sua idade.
Atrás da figura desponta um mundo deformado de fantasia: uma grande cabeça masculina à meia distância olha fixamente para a frente, imersa em partes de figuras e membros sem corpos. Além disso, quatro aros deformados apoiam-se sobre a massa de figuras que parece lutar e que lançam sombras na parede branca, de onde brotam longos e elegantes braços finos.



4 detalhes de "A Figura Obscura" se destacam:



1 - Cabeça sem corpo
Para tornar a misteriosa cabeça sem corpo o segundo ponto focal da pintura, Castellón utilizou a cor do cabelo, castanho, como segundo elemento escuro da composição.


2 - Lábios do homem sem corpo
Acrescentando aos lábios do homem um vermelho que se assemelha ao do vestido da mulher, o pintor sutilmente atrai o olhar do espectador para o grupo localizado em segundo plano.


3 - Mãos
Ao olhar de perto para a obra é possível perceber que as mãos foram os últimos elementos a serem incluídos na composição, quando a tinta escura já havia secado. Como o rosto está oculto, as mãos se tornam o retrato da mulher, cuja angústia se torna visível nos dedos grosseiros entrelaçados.


4 - Punhos brancos
Os punhos brancos fazem um forte contraste com o vestido escuro e atraem o olhar do observador para as mãos nuas da figura encapuzada. A pele, os tendões e os nós dos dedos traem a tensão e a idade da figura.




Ficha Técnica: A Figura Obscura

Autor: Federico Castellón
Onde ver: Whitney Museum of American Art, Nova York, EUA.
Ano: 1938
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 43cm x 66,4cm
Movimento: Surrealismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário