sábado, 4 de agosto de 2012

365 DIAS DE ARTE

Peregrinação à Ilha de Citera, de Jean-Antoine Watteau


Peregrinação à Ilha de Citera é o quadro mais famoso de Jean-Antoine Watteau e um importante marco no desenvolvimento do estilo "Rococó".
A tela retrata um grupo de jovens elegantes em viagem a uma ilha de Afrodite, a deusa do amor. Eles vêm de uma visita ao santuário de Citera e estão prestes a iniciar a viagem de retorno.



Peregrinação à Ilha de Citera é um exemplo de "fête galante", idílio em que personagens vestidos a caráter se divertem num atrativo ambiente externo. Eles paqueram, andam amorosamente pelas paisagens e escutam música. Esse tema é proveniente do simbolismo medieval do mítico jardim do amor. Watteau, no entanto, eliminou os elementos simbólicos e o substituiu por uma atmosfera de fantasia teatral.
Porém, outrora admirada por suas qualidades, a obra caiu em desgraça depois da Revolução Francesa de 1789, por sintetizar o estilo de vida da velha aristocracia. Dizem que o pintor neoclássico Jacques-Louis David e seus alunos lhe atiraram pedaços de pão.

4 detalhes de "Peregrinação à Ilha de Citera" se destacam:



1 - O olhar da mulher
A mulher no centro do quadro olha para trás como quem não quisesse deixar a ilha mágica. Os estudiosos ainda discutem se os casais estão embarcando para Citera ou retornando de lá.

2 - Estátua de Afrodite
A estátua de Afrodite faz jus ao nome do quadro. Como a ilha Citera está associada à Afrodite, é como se eles estivessem peregrinando para a ilha do amor. Localizada à extrema direita do quadro, a deusa "nasce" de um buquê de flores e está adornada com uma guirlanda de rosas.

3 - Casal sentado
O casal sentado à direita do quadro ao lado esquerdo de Afrodite é o mais enamorado da tela. Não é à toa que eles são os que estão mais próximos da deusa. Parece que eles não estão nem ligando que os outros estão para ir embora, mesmo que o querubim esteja puxando a saia da dama.

4 - Peregrinos
Watteau retrata os peregrinos vestidos como e com objetos de peregrinadores. No entanto, não é uma peregrinação normal; eles estão em busca do amor.




Ficha Técnica: Peregrinação à Ilha de Citera

Autor: Jean-Antoine Watteau
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França.
Ano: 1717
Técnica: Óleo sobre tela.
Tamanho: 1,29m x 1,94m.
Movimento: Rococó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário