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Arte da Pintura, de Johannes Vermeer
A impressão de realidade é tão intensa que, à primeira vista, é possível acreditar que a obra é uma imagem quase fotograficamente exata do ateliê de um pintor. |
Johannes Vermeer (Delft, 31/10/1632 - Delft, 15/12/1675) foi um pintor holandês que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Segundo pintor holandês mais famoso do século XVII (período conhecido por Idade de Ouro Holandesa), depois de Rembrandt. Seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
A impressão de realidade passada pela pintura é tão intensa que, à primeira vista, é possível acreditar que a obra é uma imagem quase fotograficamente exata do ateliê de um pintor do século XVII. Desde as cortinas pesadas no primeiro plano até o mapa amassado na parede e o candelabro de bronze brilhando acima do artista, cada cor e textura parecem de verdade, banhadas em uma luz que entra pela janela retratada à esquerda.
A obra, no entanto, não tem como intenção representar a cena simples de um pintor no trabalho. Seu objetivo é glorificar a arte da pintura e a principal indicação disso é a vestimenta do pintor - não são roupas comuns de trabalho, e sim um traje antigo e fantasioso. A modelo aparece vestida como Clio, musa da história, cujo trompete anunciará a fama do pintor.
Ironicamente a fama de Vermeer demorou para chegar e sua pequena produção - apenas cerca de 35 quadros - simplesmente se perdeu no vasto fluxo de quadro de seus contemporâneos. Apenas por volta de 1860 seus trabalhos passaram a ser redescobertos. Isso se deveu, principalmente, ao brilhante conhecimento artístico de Théophile Thoré, um escritor francês que identificou cerca de dois terços dos quadros conhecidos de Vermeer atualmente.
4 detalhes de "A Arte da Pintura" se destacam:
1 - O pintor
A figura do pintor foi descrita muitas vezes como autorretrato, embora não seja possível confirmar as especulações. A visão de costas revela muito pouco sobre o aspecto do pintor e não existem retratos autênticos de Vermeer para realizar uma comparação. No entanto a figura pode reproduzir os métodos de trabalho do autor da obra, como trabalhar sentado e com um cavalete.
2 - A musa da história
Vários objetos segurados pela modelo a identificam como Clio, a musa (deusa de inspiração criativa) da história. A coroa de folhas de louro simboliza a glória, o trompete representa a fama e o livro indica o registro histórico.
3 - Mapa
O mapa na parede corresponde a um exemplar publicado em 1636 e talvez faça uma alusão patriótica à República Holandesa, terra do pintor.
4 - Cortinas
Os artistas holandeses costumavam colocar pesadas cortinas parcialmente recolhidas na lateral de suas pinturas, o que ajudava a criar um ar de intimidade e sugeria que haviam sido puxadas para permitir o vislumbre de um mundo particular. Além disso, as cortinas permitiam aos pintores exibir sua perícia em representar tecidos complexos.
Ficha Técnica: "A Arte da Pintura"
Autor: Johannes Vermeer
Onde ver: Kunsthistoriches Museum, Viena, Áustria
Ano: cerca de 1666
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 120 x 100cm
Movimento: Idade de Ouro Holandesa.
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