Bouquet de Flores em uma Urna, de Jan Van Huysum
O opulento painel representa a pintura de natureza-morta holandesa. |
Jan Van Huysum (15/04/1682 - 08/02/1749) foi um pintor holandês, filho de Van Huysum Justus, o Velho e como seu pai se especializou em vida floral. Tendia para o gosto rococó e foi imitado por muitos outros artistas.
As flores são posicionadas de maneira ritmada e com cores variadas, criando uma imagem deslumbrante. Além disso, os detalhes de cada flor individual foram refinadamente realizados e requerem uma observação precisa e detalhada.
A imagem é extremamente convincente e poderia, inclusive, convencer qualquer observador de que um arranjo como este de fato existiu. No entanto, o pintor era considerado um "mestre do artifício" e usava flores e frutas de diferentes épocas, combinando-as de acordo com a sua imaginação.
3 detalhes de "Bouquet de Flores em uma Urna" se destacam:
1 - Fundo escuro
No início de sua carreira Jan Van Huysum usava, invariavelmente, fundos escuros em suas obras, assim como muitos outros pintores de flores holandeses. Dessa maneira as flores, bem iluminadas, se destacavam. Com o decorrer dos anos, entretanto, passou a usar fundos mais claros, conforme sua pintura ia evoluindo e se tornava mais leve e alegre.
2 - Cravo listrado
Um único cravo encontra-se na obra. Assim como a rosa, o cravo tem uma longa tradição em arte, muitas vezes associado ao romance e ao amor.
3 - Contrastes de cor
O pintor era um colorista vibrante e sutil, que conferia um delicado equilíbrio a uma grande variedade de tons e matizes. Van Huysum costumava usar cores contrastantes juntas, para destacar ambas.
Ficha Técnica: Bouquet de Flores em uma Urna
Autor: Jan Van Huysum
Onde ver: Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles, Estados Unidos
Ano: 1724
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 78,7cm x 61,3cm
Movimento: Pintura Holandesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário