sexta-feira, 10 de agosto de 2012

365 DIAS DE ARTE

A Aula de Dança, de Edgar Degas


Edgar Degas era conhecido como o pintor das bailarinas. Mais da metade de suas telas retratam bailarinas adolescentes no palco, durante os ensaios ou descansando nos bastidores da Ópera de Paris.
A Aula de Dança é um quadro caracteristicamente íntimo e informal - mostrando detalhes de uma bailarina coçando as costas ou mexendo no brinco. Degas se pronunciou da seguinte forma sobre o quadro: "...as bailarinas são um pretexto para pintar belas texturas e expressar o movimento".
Nesta tela descentralizada, as bailarinas e suas mães se colocam ao redor do professor Jules Perrot. As linhas convergentes geradas pelo piso de tábuas corridas para cima e para dentro, criam uma sensação de espaço.
Apesar de parecer espontânea, A Aula de Dança é uma cuidadosa criação que Degas alterou de forma significativa o próprio processo de observação para concluir seu trabalho.



3 detalhes de "A Aula de Dança" se destacam:

1 - Colunas:
Degas copiou essas colunas de mármore de outra pintura de uma cena similar. Antes do incêndio de 1873, ele costumava desenhar a Ópera de Paris; e, em vez de criar ambientes baseados no pós-incêndio, ele os criava com base no antigo cenário.


2 - Monsieur Jules Perrot:
O senhor no centro da imagem é o professor das meninas. Ele é o Monsieur Perrot e sua imagem se baseia em um desenho feito por Degas em 1875. O professor foi um dos mais talentosos bailarinos da sua geração e um célebre coreógrafo.


3 - Mudança de foco:
Originalmente, a bailarina em primeiro plano era a figura principal do quadro e estava virada para fora. Degas a colocou de costas para que fizesse com que o observador a visse dirigindo seu olhar para Jules Perrot. Os detalhes em vermelho fazem parte de uma série de tons da mesma cor que permeiam a pintura, ajudando a articular a noção de espaço.


Ficha Técnica - A Aula de Dança

Autor: Edgar Degas
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França.
Ano: 1873 - 1875
Tamanho: 85cm x 75cm
Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário