Notívagos, de Edward Hopper
Edward Hopper foi um importante pintor americano. Suas obras eram do movimento realista e marcaram este período da arte nos Estados Unidos. Em Notívagos, Hopper evoca uma marcante sensação de alienação urbana.
"É normal estarmos rodeados de pessoas no ônibus ou em uma fila e, mesmo assim, sentirmos sozinhos e invisíveis". Hopper, através de Notívagos retrata isso com um realismo impressionante.
Hopper ilustra o que o sociólogo Richard Sennett chamava de "o paradoxo do isolamento em meio à visibilidade". É algo extremamente atual, pelo qual normalmente passam os moradores das grandes cidades.
A única fonte de luz que se verifica no quadro é a de dentro do restaurante. Desta forma, as sombras estão bem definidas, o que confere à obra um caráter cinematográfico.
O que mais chama a atenção na tela é o vestido vermelho da única mulher na tela. Ainda que a mão dela esteja quase tocando à do homem ao seu lado, ela não interage com ninguém. Ambos parecem estarem presos em seus próprios pensamentos.
A solidão do homem de cinza escuro é reforçada pelo fato de ele estar longe dos outros dois e de estar de costas para o observador. Seu anonimato salienta o senso de realidade ensimesmada e impenetrável da pintura.
O único objeto que pode ser distinguido fora do restaurante é uma caixa registradora. Ela está sinistramente isolada e mal iluminada. Hopper era fascinado tanto por efeitos obscuros da noite quanto pela iluminação do dia.
Ficha Técnica: "Notívagos"
Autor: Edward Hopper
Onde ver: Instituto de Arte de Chicago, Estados Unidos.
Ano: 1942
Técnica: Óleo sobre tela.
Tamanho: 84cm x 152cm
Movimento: Realismo americano.
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