terça-feira, 14 de agosto de 2012

365 DIAS DE ARTE

O Jardim das Delícias, de Hieronymus Bosch


O Jardim das Delícias, de Hieronymus Bosch é uma das obras mais geniais de toda a arte ocidental. A pintura mostra três cenas: o Paraíso, um jardim de prazeres e o inferno.
O Jardim das Delícias é um tríptico, ou seja, um painel de três obras conjuntas. Quando as partes laterais são fechadas, o painel externo mostra uma representação em tons de cinza e marrom de Deus e a criação do mundo.
À esquerda, enxerga-se Deus depois de criar Eva. A paisagem continua no painel central, que sugere um progresso natural de um único pecado transformado em muitos. A unidade central mostra uma série de prazeres mundanos; os detalhes da figura ora são ingênuos, ora são eróticos.
Bosch quer ensinar que as atividades carnais são pecadoras e conduzem aos tormentos do inferno. No terceiro painel, encontram-se personificações dos 7 pecados capitais. O Orgulho encara seu reflexo no traseiro de um demônio, a Gula é obrigada a vomitar num buraco.


4 detalhes de O Jardim das Delícias se destacam:


1 - Adão e Eva
O painel à esquerda ilustra a história de que Deus fez a primeira mulher a partir de uma costela de Adão. O homem acabou de acordar e Deus está apresentando sua criação. Eles estão no Jardim do Éden, mas o lago diante deles anuncia o futuro menos promissor que os aguarda.



2 - Fonte da luxúria
Um lago redondo é o ponto principal do painel central. Ele é uma fonte de luxúria, onde mulheres nuas seduzem cavalheiros cavaleiros que as circundam. É um contraponto de pecado à Fonte da Vida no Jardim do Éden.



3 - Homens torturados
No painel da direita, os condenados estão sendo atormentados por lembranças surreais das atividades que o levaram até lá. Vários músicos são torturados por mensagens gigantescas de seus instrumentos. Da mesma forma, um caçador é empalado por uma lebre e um caçador é devorado por seus próprios cães de caça.



4 - Amantes e fruta
Arrancar e comer a fruta é uma metáfora para o ato sexual. Do mesmo modo, descascar a fruta é uma referência à indignidade do sexo. As "delícias terrenas" do painel são disparates ou pecados que os contemporâneos de Bosch eram capazes de reconhecer como lições de moral.


Ficha Técnica - O Jardim das Delícias

Autor: Hieronymus Bosch
Onde ver: Museu do Prado, Madri, Espanha.
Ano: 1500 - 1505
Técnica: Óleo sobre painel
Tamanho: 2,20m x 1,97m (painel central); 220cm x 97cm (painéis laterais)
Movimento: Renascimento Nórdico.

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