Máscara Mortuária de Tutancâmon
A máscara fúnebre tinha um papel importante na proteção dos restos mortais contra dano e decomposição. A preservação corporal era considerada essencial para que a alma do faraó pudesse renascer após a morte.
Em versões mais modestas, os traços faciais de Tutancâmon e outros detalhes eram apenas pintados, mas nesta em questão, o artista obtém um efeito mais chamativo com variadas incrustrações. Destaque para a gola, que está muito bem trabalhada.
A máscara era grudada ao corpo com uma resina espessa. Ela era tão forte que, quando ela foi descoberta, ela só foi removida depois que a cabeça da múmia foi separada do corpo.
3 detalhes de "A Máscara Mortuária de Tutancâmon" se destacam:
1 - Nemes
Os nemes, tradicionalmente usado pelos faraós, é feito em ouro e lápis-lazuli - material tão caro que já foi chamado de "ouro azul". Os faraós eram considerados a encarnação de deus na Terra, por isso, usavam azul. Eles também eram associados ao deus do sol; por isso, a utilização do ouro.
2 - Cobra e abutre
A cobra, elemento tradicional para enfeitar a cabeça de um faraó, era uma deusa protetora do Baixo Egito. Ao seu lado está o emblema da deusa abutre Nekhbet, espírito encarregado de proteger o Alto Egito.
3 - Cabeça de falcão na gola
A gola e a ombreira do exemplar, feitas com cerâmica e ouro estão conectadas por um falcão. O animal é símbolo do deus do céu e, por associação, da condição divina do faraó.
Ficha técnica: "Máscara Mortuária de Tutancâmon"
Autor: Artista desconhecido
Onde ver: Museu Nacional do Egito, Cairo, Egito.
Ano: 1324 a.C.
Técnica: Ouro cravejado por pedras semipreciosas e vidro colorido.
Tamanho: 54cm x 39,5cm
Movimento: Arte Egípcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário