A Anunciação, de Fra Angelico
Giovanni da Fiesole, nascido Guido di Pietro Trosini, mais conhecido como Fra Angelico (1395 - 18/02/1455) foi um pintor italiano, considerado o artista mais importante da península na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento. Chamado também de Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei), por ter ingressado no convento dominicano de Fiesole em 1407.
As duas figuras apresentadas na obra acima assumem uma atitude similar, de graciosa humildade, enquanto inclinam a cabeça uma para a outra e cruzam as mãos. A imagem representa um dos momentos decisivos da tradição cristã, quando o arcanjo Gabriel anuncia à Virgem Maria que Deus a escolheu como mãe de Cristo.
A Anunciação foi criada por Fra Angelico como um painel devocional para o altar de São Domingos em Fiesole, perto de Florença. O raio diagonal de luz divina incide sobre Maria, iluminando o ultramarino de seu manto e os tons de pêssego do vestido. Do outro lado da coluna central, as vezes brilhantes de Gabriel também complementam o azul intenso.
As asas do arcanjo ultrapassam o pórtico, parando na primeira parte da pintura, que mostra uma cena do Gênesis: a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden. O episódio dá dramaticidade ao conjunto da pintura e contextualiza a Anunciação. Ou seja, Cristo nascerá para salvar a humanidade do pecado original.
4 detalhes de "A Anunciação" se destacam:
1 - Virgem Maria
O rosto de Maria deixa evidente a perícia do artista nos detalhes. A pose de Maria, de mãos entrecruzadas, simboliza a submissão à vontade de Deus.
2 - Arcanjo Gabriel
O halo brilhante ao redor da cabeça de Gabriel reforça a divindade do principal mensageiro de Deus. A pose respeitosa do Arcanjo é tão graciosa quanto o gesto submisso de Maria e as duas figuras, cada uma emoldurada por um arco, se complementam.
3 - Deus Pai
Acima da coluna central do pórtico encontra-se a cabeça esculpida de um homem de barba. A imagem faz referência a Deus, onipotente, onipresente e onisciente.
4 - Adão e Eva
Fora dos limites do pórtico são retratadas as figuras de Adão e Eva, que perderam a graça de Deus e estão sendo expulsos do Jardim do Éden, caminhando para fora da pintura. A intenção do artista foi contrastar o pecado com o estado imaculado de Maria, lembrando aos observadores de que Cristo nasceu para redimir os pecados da humanidade.
Ficha Técnica: A Anunciação
Autor: Fra Angelico
Onde ver: Prado, Madrid, Espanha.
Ano: 1430 - 1432
Técnica: Têmpera e ouro sobre madeira
Tamanho: 194cm x 194cm
Movimento: Renascimento
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir