Dinamismo de um Ciclista, de Umberto Boccioni
Uma das propostas da pintura futurista era de transmitir movimento às telas. Para tal, Umberto Boccioni aplicou uma técnica divisionista às paisagens milanesas, criando uma sensação de movimento e fluxo.
O pintor introduziu em Dinamismo de um Ciclista "linhas de força" - pinceladas paralelas ou intersecionais - que ajudam a imprimir aos objetos uma sensação de movimento direcional.
Inicialmente, a forma parece ser abstrata, mas o vulto de um homem e de uma bicicleta podem ser discernidos. Boccioni captura não apenas a velocidade, mas também o processo de uma reação física constante.
De acordo com a própria Pintura Futurista, "para pintar uma figura humana, não se deve pintá-la, mas, sim, representar toda a atmosfera que a circunda... Os pintores nos mostraram os objetos e as pessoas à nossa frente. De agora em diante, deve-se pôr o espectador no centro do quadro".
3 detalhes de "Dinamismo de um Ciclista" se destacam:
1 - Fusão da paisagem
Depois de identificados o ciclista e a bicicleta, é possível atribuir certo status a outras formas abstratas. O traço verde e cor-de-rosa no alto da tela, perto da cabeça o ciclista sugerem uma paisagem montanhosa - típica de onde os ciclistas correm. Mesmo funcionando como plano de fundo da pintura, as faixas coloridas estão integradas à figura do ciclista, caracterizando, portanto, uma fusão da paisagem.
2 - Cores complementares
Para Boccioni, "a complementaridade inata" era essencial à pintura. Por isso, o artista usa cores complementares - justapondo roxo, azul, vermelho, amarelo, laranja e verde. O uso desta técnica confere ao quadro uma sensação de modernidade e luminosidade.
3 - Cabeça do ciclista
A cabeça do ciclista, com a forma de uma curva cônica preta, é o ponto de encontro de todas as forças energética descritas no quadro. A paisagem esquematizada e o corpo do ciclista apontam para esquerda, dando uma noção clara de direção.
Ficha Técnica: "Dinamismo de um Ciclista"
Autor: Umberto Boccioni
Onde ver: Acervo particular
Ano: 1913
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 70cm x 95cm
Movimento: Futurismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário