domingo, 19 de agosto de 2012

365 DIAS DE ARTE

Afresco do Toureiro


Originalmente localizado na praça da Bica de Pedra do Palácio de Cnossos, em Creta, Grécia, o Afresco do Toureiro retrata as touradas que eram realizadas na praça principal do palácio. Esta pintura também reflete costumes esportivos da civilização minoica.
Essas demonstrações esportivas exerciam importante papel nos rituais religiosos desta civilização. As imagens dos corpos com cintura fina e linhas curvas são elegantes e características da arte minoica. A borda decorativa colorida complementa o ritmo da cena.
O palácio de Cnossos, juntamente com o afresco, foram descobertos em 1899 pelo arqueólogo britânico Sir Arthur Evans.



4 detalhes de "Afresco do Toureiro" se destacam:

1 - Atleta segurando os chifres
A interpretação para este gesto é a de que o atleta esteja segurando os chifres do touro antes de dar um salto mortal sob a cabeça do animal.



2 - Patas do touro
O artista mostrou o touro com as patas estendidas, para passar a impressão de que o touro está galopando. A representação transmite a ideia de velocidade do animal, sem estar muito compreendida em retratar a maneira exata como ele corre.



3 - O salto do acrobata
Há controvérsia em torno da possibilidade de executar a acrobacia que o saltador está realizando. Parece que ele pulou sobre os chifres e está prestes a aterrissar no touro.



4 - Assistente com braços erguidos
Alguns afirmam que essa personagem é um assistente, outros que ele é um esportista que está aterrissando no chão depois de uma manobra. Mas as opiniões divergentes não param por aí. Na arte minoica, os homens eram pintados em vermelho e as mulheres em branco. No entanto, neste afresco, as imagens em branco usam roupas masculinas; o que talvez sugira que eles sejam meninos passando por algum rito de iniciação.




Ficha Técnica: Afresco do Toureiro

Autor: Artista desconhecido
Onde ver: Museu Arqueológico Heraklion, Creta, Grécia.
Ano: 1550 a.C.
Técnica: Afresco sobre parede emassada
Tamanho: 81cm x 114cm
Movimento: Arte Egeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário