quarta-feira, 1 de agosto de 2012

365 DIAS DE ARTE

As Três Dançarinas, de Pablo Picasso

Na época em que foi feita a pintura, Picasso pintava para duas vertentes: o cubismo e o neoclassicismo.


A pintura é uma cena altamente abstrata, que apresenta três figuras distorcidas dançando a frente de um conjunto de portas-balcões, através dos quais é possível identificar o mar e um barranco arenoso. A figura mais notável da obra é a forma feminina à esquerda, que arqueia as costas em uma espécie de dança, enquanto mostra seus dentes "carnívoros".
A obra tem grande importância histórica já que evidencia uma amálgama precoce dos dois estilos, bem como marca uma nova estética emocional do trabalho do pintor. Isso fica aparente a partir da distorção da forma feminina presente na obra.
Segundo interpretações, a obra é uma representação do amor, do sexo e da morte, provocada pela fase ruim no casamento de Picasso com Olga Koklova, uma bailarina dos Balés Russos de Sergei Diaghilev.


04 detalhes de As Três Dançarinas se destacam:


1 - Figura Central
A figura clara e delgada do centro, representada de braços abertos, divide o espaço na tela, enfatizando a tensão existente entre as duas metades da imagem.


2 - Simplicidade
O olhar do observador é imediatamente atraído para a figura apresentada no centro da imagem, comparativamente simples. É isso que a torna protagonista da cena, bem como o ponto focal da narrativa.


3 - Sombras
Picasso tinha o hábito de manipular suas formas por meio de sombras exageradas com tinta preta. Nessa obra um seio da mulher da esquerda é transformado em um estranho olho que encara o observador.


4 - Feições e emoções
O pintor sugere, por meio de poucas linhas simples, todo tipo de feições e emoções. O queixo levantado da figura central, assim como a fisionomia de seu rosto, são facilmente reconhecíveis.


Ficha Técnica: As Três Dançarinas

Autor: Pablo Picasso
Onde ver: Tate Modern, Londres, Reino Unido.
Ano: 1925
Técnica: Óleo sobre tela.
Tamanho: 142,2cm x 215,3cm
Movimento: Surrealismo.

Um comentário: