Juventude no Cinema
A adolescência nunca esteve tão em evidência no cinema brasileiro como agora. "Antes que o mundo acabe" é parte de uma geração de filmes em que os jovens são protagonistas.
O roteiro é uma adaptação do romance homônimo do escritor gaúcho Marcelo Carneiro da Cunha. Bem recebido pela crítica, o filme coleciona prêmios nacionais e internacionais, como o de melhor filme brasileiro de 2010 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o grande prêmio do júri de melhor filme juvenil do 15º Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, na Alemanha, obtido também em 2010.
A história de "Antes que o mundo acabe" se passa numa pequena cidade do Rio Grande do Sul chamada Pedra Grande, onde mora Daniel. Sua vida anda um tanto atribulada: fim do namoro, incidentes na escola, decepções com o melhor amigo... Como se não bastasse tudo isso, Daniel recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. O pai é um premiado fotógrafo de guerra que, atualmente, trabalha na Tailândia. Após contrair malária, ele resolve, entre uma crise de calafrios e outra, se corresponder com o filho por meio de cartas.
Num primeiro momento, Daniel recusa-se a se corresponder com o pai. Mas depois decide responder a suas cartas. Afinal, o garoto tinha algumas questões para esclarecer com ele. A maior de todas: por que ele o abandonou na infância?
Ficha Técnica:
Antes que o mundo acabe
Direção: Ana Luiza Azevedo
Roteiro: Paulo Halm, Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Giba Assis Brasil
Duração: 100 minutos
Distribuição: Imagem Filmes
Classificação: 10 anos
Extraído da Revista Presença Pedagógica
v.18, n. 104, mar./abr. 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário