segunda-feira, 23 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE


Pietà, de Giovanni Bellini


A Pietá é um retrato da Virgem Maria sofrendo sobre o corpo de Cristo. O maior problema que Giovanni Bellini enfrentou ao pintar esta versão foi como acomodar o corpo de um homem adulto no colo de uma mulher sentada sem perder o caráter trágico da obra. A Virgem está sentada no chão para enfatizar sua humildade e tristeza.
A tela de Bellini anestesia os horrores da Crucificação, pois Cristo está com marcas leves (pequenos buracos na mão e um ferimento perto da costela). A imagem prefere se ater à tristeza imensa pela qual está passando a Virgem Maria. Percebe-se que as duas personagens estão separadas por uma cerca de flores pintadas com detalhismo extremo.
A distância da cidade entre os dois enfatiza a separação da Virgem e de Cristo com os acontecimentos terrenos, permitindo, assim, que os devotos concentrassem suas súplicas e orações pela mãe e o filho.
Pode-se perceber que a cidade retratada atrás mostra construções existentes nas cidades da República de Veneza, como a catedral e a torre de Vicenza e o Campanário de Sant'Apollinare Nuovo, em Ravena.
No entanto, a parte mais importante do quadro, é, obviamente, a expressão triste da Virgem. A posição em que se encontram as personagens lembra a imagem da Virgem segurando no colo seu filho recém-nascido. Em Pietà, no entanto, Cristo está mais crescido e o gesto se faz com a tristeza da morte e não com a alegria da vida.
Bellini, para aumentar a dramaticidade da obra, envelheceu os traços faciais de Maria. Suas volumosas vestes envolvem o corpo do filho e formam a base de um triângulo equilátero que preenche quase toda a parte inferior da obra.

Ficha Técnica: Pietà

Autor: Giovanni Bellini
Onde ver: Galeria da Academia, Veneza, Itália
Ano: 1505
Técnica: Óleo sobre painel
Tamanho: 65cm x 90cm
Movimento: Renascimento

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