A
Deposição da Cruz, de Peter Paul Rubens
A Deposição da Cruz é uma obra barroca do pintor flamengo Peter Paul Rubens. A obra exposta aqui faz parte de um tríptico (conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice).
A Deposição da Cruz foi encomendada a Peter Paul Rubens para o retábulo principal da igreja de St. Walburga, na região da Antuérpia, nos Países Baixos. A pintura quer ressaltar o fervor religioso e a postura heroica de Cristo, que é intensificada pelo jogo de luz e sombra de Paul Rubens.
A linha diagonal da cruz cria uma composição intensa e dinâmica, enfatizada pelas cordas tensas puxadas paralelamente. A dramaticidade da obra é acentuada pelas formas contorcidas dos membros de Cristo e dos personagens da pintura.
A figura de Cristo é o ponto focal da tela. Embora representações anteriores da crucificação houvessem enfatizado o sofrimento físico, esta é a primeira a retratá-lo como um herói, cujo corpo não revela sua verdadeira agonia. O peito musculoso de Cristo lembra as esculturas clássicas dos deuses.
À direita e abaixo de Cristo, há uma personagem puxando a cruz com uma corda. Seus músculos retesados, assim como os dos outros que ajudam a erguer a cruz, dão movimento à pintura. A representação realista da carne desnuda e tensa sugere o grande esforço físico necessário para cumprir a tarefa.
Ficha Técnica - A Deposição da Cruz
Autor: Peter Paul Rubens
Onde ver: Onze-Lieve-Vrouwekatedral
Ano: 1610 - 1611
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 4,62m x 3,14m
Movimento: Barroco
Nenhum comentário:
Postar um comentário