segunda-feira, 16 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE


O Carregamento da Cruz, de Simone Martini


Também conhecida como "O Caminho do Calvário", esta pintura é um dos painéis laterais sobreviventes do quadríptico (grupo de quatro imagens unidas de modo linear, retangular ou em arranjos) de Simone Martini que mostra a Paixão de Cristo. Embora faça parte de um grupo de pinturas acopladas, "O Carregamento da Cruz" é considerada peça única.
A obra de arte retrata o momento em que Cristo é levado por soldados para fora de Jerusalém para ser crucificado. Cristo está acompanhado da Virgem Maria que é empurrada com violência por um soldado e amparada por São João (à esquerda da tela, vestida de azul escuro). Percebe-se que Cristo está inclinando seu rosto para sua mãe. Desta forma, Martini estabelece uma cumplicidade terna entre os dois personagens. A tristeza e violência deste ato destacam a tragicidade da cena.
Além da Virgem, Cristo também está acompanhado por Maria Madalena, que levanta os braços para o céu num gesto de dor e compaixão. O contraste entre o apelo impotente por misericórdia feito por Maria e as afiadas pontas das lanças de madeira dramatiza a violência e a força do destino iminente de Cristo.
Outro detalhe importante da obra é a cruz. Ela não está somente apoiada em Cristo, mas sobre toda a multidão, sugerindo que toda a humanidade carrega o peso da cruz. Além disso, a descrição viva do objeto de madeira, juntamente com seu grande peso simbólico, caracteriza o estilo gótico internacional.
O caos da composição demasiadamente agrupada é equilibrado pelos tons de vermelho (usados por Cristo e Maria Madalena), dourado e azul. Embora trágica, a obra é lírica, elegante e viva; mostrando toda a genialidade de Simone Martini, um dos mais importantes pintores do estilo gótico internacional.

Ficha Técnica - O Carregamento da Cruz

Autor: Simone Martini
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1335
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 30cm x 20,5cm
Movimento: Gótico

Nenhum comentário:

Postar um comentário