Atrás
da Estação Saint Lazare, de Henri Cartier-Bresson
Arte não é só pintura. Pode ser Literatura, Fotografia, Escultura.
Cartier-Bresson
é reverenciado até hoje por esta fotografia. Ele capturou o jovem pulando sobre
uma poça em pleno ar. A imagem tem uma agradável simetria entre a figura
principal e as grades refletidas na água. Além disso, o anúncio à esquerda de
acrobatas, a escada, os anéis de metal e o jovem saltando
lembram muito o circo.
A
espontaneidade e a beleza da sua composição justificam porque esta é uma das
fotos mais famosas do mundo. Sobre ela, o fotógrafo uma vez comentou: "No
momento em que o homem pulou, eu estava por acaso olhando com minha câmera
através de um buraco na grade."
No fundo
da fotografia, observa-se uma rua pobre, mas Cartier-Bresson a impregna
com o alegre caráter de uma cena pastoral idílica. A habilidade do fotógrafo de
ver beleza na periferia das grandes cidades era revolucionária.
Os reflexos
nas fotos, como já dito, criaram uma boa simetria para a foto. Cartier-Bresson
adorava este equilíbrio a partir de padrões repetitivos. O cotidiano, de certa
forma, também é composto de reflexos repetitivos. É como se ele estivesse
passando todo o seu gosto por fotos cotidianas, da periferia na própria
fotografia.
Outra
coisa que se repete na foto é a figura do acrobata nos dois cartazes atrás da
grade. Assim, estes anúncios acabam espelhando a imagem do homem que salta. O
cartaz adjacente anuncia um artista chamado Railowsky, criando um trocadilho
em inglês e francês com "ferrovia".
Ficha Técnica - "Atrás da estação Saint Lazare"
Autor: Henri Cartier-Bresson
Onde ver: Acervos particulares
Ano: 1932
Técnica: Impressão em prata coloidal
Tamanho: Vários tamanhos
Movimento: Influenciado pelo surrealismo e cubismo
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