quinta-feira, 19 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE


Atrás da Estação Saint Lazare, de Henri Cartier-Bresson


Arte não é só pintura. Pode ser Literatura, Fotografia, Escultura.


Cartier-Bresson é reverenciado até hoje por esta fotografia. Ele capturou o jovem pulando sobre uma poça em pleno ar. A imagem tem uma agradável simetria entre a figura principal e as grades refletidas na água. Além disso, o anúncio à esquerda de acrobatas, a escada, os anéis de metal e o jovem saltando lembram muito o circo.
 A espontaneidade e a beleza da sua composição justificam porque esta é uma das fotos mais famosas do mundo. Sobre ela, o fotógrafo uma vez comentou: "No momento em que o homem pulou, eu estava por acaso olhando com minha câmera através de um buraco na grade."
 No fundo da fotografia, observa-se uma rua pobre, mas Cartier-Bresson a impregna com o alegre caráter de uma cena pastoral idílica. A habilidade do fotógrafo de ver beleza na periferia das grandes cidades era revolucionária.
 Os reflexos nas fotos, como já dito, criaram uma boa simetria para a foto. Cartier-Bresson adorava este equilíbrio a partir de padrões repetitivos. O cotidiano, de certa forma, também é composto de reflexos repetitivos. É como se ele estivesse passando todo o seu gosto por fotos cotidianas, da periferia na própria fotografia.
 Outra coisa que se repete na foto é a figura do acrobata nos dois cartazes atrás da grade. Assim, estes anúncios acabam espelhando a imagem do homem que salta. O cartaz adjacente anuncia um artista chamado Railowsky, criando um trocadilho em inglês e francês com "ferrovia".

Ficha Técnica - "Atrás da estação Saint Lazare"

Autor: Henri Cartier-Bresson
Onde ver: Acervos particulares
Ano: 1932
Técnica: Impressão em prata coloidal
Tamanho: Vários tamanhos
Movimento: Influenciado pelo surrealismo e cubismo

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