terça-feira, 10 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE


A Saia de Pavão, de Aubrey Beardsley

A Saia de Pavão foi criada para ilustrar a peça Salomé, de Oscar Wilde. Com esta obra, Aubrey Beardsley se tornou o ilustrador oficial da edição inglesa do livro.


A Saia de Pavão pertence ao movimento "Art Nouveau", versátil estilo decorativo que ganhou grande popularidade na Europa e Estados Unidos. A principal característica do "Art Nouveau" era o apreço por formas lineares sinuosas. O aspecto decorativo era o mais importante das obras, por isso, os designers deixavam de lado conteúdos simbólicos e expressivos.
Como já dito, Beardsley se tornou o ilustrador da edição inglesa de Salomé, de Oscar Wilde. No entanto, a encomenda teve problemas, pois o editor achou alguns desenhos pornográficos e exigiu mudanças. Em resposta, o ilustrador produziu alguns de seus maiores trabalhos, embora eles tivessem pouco a ver com a obra em si.
Beardsley, através destas obras, mostrou seu fascínio pela moda feminina. A parte de baixo do vestido e o meticuloso detalhe reservado para o adorno de cabeça ilustram o entendimento do autor sobre o assunto. A publicação do livro, entretanto, causou um escândalo, dando a Beardsley uma notoriedade que não foi de seu inteiro agrado.

4 detalhes da obra "A Saia de Pavão" se destacam:

1- Narraboth
Figuras andróginas, comuns na arte "fin-de-siècle", abundam em Salomé. Com rosto efeminado e joelhos masculinos, esta personagem é Narraboth, o jovem capitão da guarda. Nesta ilustração, Salomé intimida-o a deixá-la encontrar-se com João Batista.

2- A pena de pavão
Um aspecto distintivo do Art Nouveau é a transformação das formas naturais. No penteado de Salomé, algumas penas parecem ter vida própria. Ao lado do vestido, está um ornamento que se diferencia das outras penas de pavão, ele sai da cabeça de Salomé e completa a curva de seu vestido.

3- A saia de pavão
Os desenhos semi-abstratos da saia de Salomé, livremente baseados nas penas do pavão, exemplificam o talento decorativo de Beardsley.

4- O pavão ao fundo
O pavão atrás de Salomé remete a uma passagem da peça. Beardsley retrata o pássaro inteiramente em linhas curvas e seu medalhão decorativo serve para dar um ar de mistério para a ilustração.



Ficha Técnica - "A Saia de Pavão"
Autor: Aubrey Bearsley
Onde ver: Museu de Arte de Harvard / Fogg Museum, Cambridge, Massachusetts, EUA.
Ano: 1892
Técnica: Nanquim e grafite sobre papel.
Tamanho: 23cm x 17cm
Movimento: Art Nouveau




Nenhum comentário:

Postar um comentário