O
Terraço do Café à Noite, de Van Gogh
Em 1888, Van Gogh se estabeleceu em Arles, na região de Provença, na França, e pintou esta vibrante cena noturna na Place du Fórum. A ideia de fazer este quadro veio depois de ler num romance de Guy Maupassant a descrição de um café à noite. O pintor desejava transmitir a escuridão de maneira natural, sem usar tinta preta.
Depois de terminar a tela, o artista escreveu ao seu irmão: "Aqui está - um quadro noturno sem ter usado tinta preta, somente maravilhosos azuis, violetas e verdes". Van Gogh aprendeu estas técnicas com os impressionistas, mas pintou suas obras com cores mais vivas e superfícies vagarosamente trabalhadas.
Observe abaixo uma foto do verdadeiro Terraço do Café, no qual inspirou o pintor.
4 detalhes da obra "O Terraço do Café à noite" se destacam:
1 - O céu
Van Gogh aplicava a tinta em camadas grossas sem alisar a superfície. Em vez de desenhar, ele criava suas formas com camadas de empastamento.
2 - O cavalo e os transeuntes
Van Gogh representou o reflexo da lâmpada a gás sobre o cavalo e os transeuntes. O pintor usou a luz para fins decorativos e expressivos do quadro.
3- A sarjeta
O pintor abriu mão da perspectiva para atrair o olhar de quem observa para a composição. A sarjeta é composta de linhas convergentes: a sarjeta aponta para o garçom e está em contraste com as linhas horizontais do piso do café.
4 - O toldo
No quadro, percebem-se duas luzes contrastantes. A das estrelas, mais delicada e poética. Em oposição, enxerga-se a luz forte e artificial, pintada com diferentes tons de amarelo, da lâmpada de gás, que ilumina o toldo.
Ficha Técnica - "O Terraço do café à noite"
Autor: Vincent Van Gogh
Onde ver: Rijksmuseum Kroller-Muller, Otterlo, Holanda.
Ano: 1888
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 81cm x 65,5cm
Movimento: Pós-impressionismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário