Discóbolo, de Míron
O Lançador de Discos, Discóbolo foi produzido pela primeira vez no período clássico grego. Embora o original não exista mais, sobrevivem cópias romanas em mármore, como esta de Míron (480 d.C. - 449 a.C.)
O lançamento de discos era uma etapa do pentatlo na qual o atleta jogava um disco pesado. Míron, com esta peça, retrata o efêmero momento de imobilidade da personagem. Em grego, esse momento é chamado "rhytmos" e se refere a uma graciosa harmonia e equilíbrio.
Míron é o primeiro artista a representar o rhytmos e recebe crédito por ter feito experiências com poses dinâmicas. A partir da posição do atleta, percebem-se seus músculos flexionados retratados convincentemente pelo autor. A escultura chama atenção, pois transmite uma sensação de firmeza, vigor e de delicado equilíbrio ao corpo.
O físico dos lançadores era admirado porque nenhum músculo se desenvolvia mais do que os outros. A simetria das proporções do atleta é acentuada pelos ângulos de seus membros.
A escultura está em compasso com uma sociedade que valorizava o equilíbrio, o belo, o esporte, a simetria e as artes. Não é à toa que é uma das obras de arte mais festejadas de toda a Antiguidade.
É o simbolo oficial dos profissionais de Educação Física.
É o simbolo oficial dos profissionais de Educação Física.
Ficha Técnica - Discóbolo
Autor: Míron de Eleuteras
Onde ver: Museo de Las Termas de Roma, Itália. (existem réplicas na Grécia e Alemanha)
Ano: 450 a.C.
Técnica: Bronze
Tamanho: 1,55m de altura
Movimento: Arte Grega
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