terça-feira, 24 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE


Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso
Les Demoiselles d' Avignon exala uma sensualidade oculta, evidente nas pinceladas enérgicas de Pablo Picasso. Assim, que exibida, a obra chocou devido a sua modernidade.

Pablo Picasso retrata prostitutas em um bordel de Barcelona em Les Demoiselles d'Avignon. No entanto, o que mais chocou os críticos não foi o tema da tela, mas a forma como foi pintada. A modernidade da obra resulta de uma série de estratégias artísticas audaciosas.
Percebe-se que Picasso é influenciado pela cultura africana, pois claramente se vê que as prostitutas estão pintadas como se usassem máscaras africanas. Esta obra foi precursora no trabalho do espanhol e influenciou até nos caminhos que a arte em geral tomaria. Os movimentos artísticos seguintes passariam a ser mais fragmentados e a usar técnicas vistas neste quadro, como a colagem.
Mais tarde, Picasso se referiu à pintura como "sua primeira obra exorcista". Acredita-se que o pintor se declarou assim sobre a tela porque era como se ele estivesse exorcizando a tradição, introduzindo novas técnicas e novos paradigmas à pintura e - por que não? - à sociedade.


4 detalhes da obra Les Demoiselles d'Avignon se destacam:


1 - Figura de perfil
Localizada à extrema esquerda da tela, com o rosto escuro, está segurando uma cortina vermelha aberta que revela o grupo de mulheres. Ela permanece parada e impassível, como um guarda observando a cena. A figura oposta a ela também segura algumas cortinas.


2 - Duas figuras centrais
As duas mulheres no centro da obra formam o coração do quadro. Elas se deleitam com a própria nudez e sexualidade. Ambas olham, de maneira provocante e sensual, para fora da tela. Elas são as duas únicas com a face mais realista e primitivista da obra.


3 - Figuras com máscaras
Localizadas à esquerda da tela, estas duas figuras são as que têm a aparência menos humana no quadro. A mulher abaixada é a que tem a cabeça mais cubista do grupo. Repare que, mesmo estando sentada de costas, sua face desponta na tela. Essa forma de retratar a anatomia humana - pintar alguém de frente e de costas ao mesmo tempo - é uma característica típica do Cubismo.


4 - Mesa com frutas
Picasso tinha uma versão anterior desta obra. Nela, havia esta mesa e dois homens assistindo às mulheres exibindo-se. A única parte que sobrou da versão antiga foi a mesa com frutas, dispostas de maneira sensual, em compasso com as prostitutas.


Ficha Técnica: Les Demoiselles d'Avignon

Autor: Pablo Picasso
Onde ver: MoMa, Nova York, Estados Unidos
Ano: 1907
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,44m x 2,34m
Movimento: Cubismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário