sexta-feira, 27 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE



A Conversão de São Paulo, de Caravaggio



Hoje vamos falar de uma das obras mais importantes de Caravaggio e do movimento ao qual ela pertence: o Barroco.
A obra gerou polêmica quando exibida pela primeira vez porque a representação realista do acontecimento foi vista como grosseira e inadequada.


A pintura narra o momento da conversão de Saulo ao cristianismo. Ele foi derrubado de seu cavalo por uma luz celestial em meio à viagem pela estrada que conduzia a Damasco. A obra gerou polêmica quando exibida pela primeira vez porque a representação realista do acontecimento foi vista como grosseira e inadequada.
Na composição da tela, foi usada uma técnica chamada chiaroscuro. Na tradição literal do italiano, a palavra significa claro-escuro. A forte presença - e a falta - de luz em lugares diferentes confere dramaticidade à tela. Caravaggio era um mestre do uso dramático da iluminação.
O artista reinventa a história bíblica ao se concentrar no elemento humano, e não no divino, desse evento. O cavalariço, por exemplo, parece estar mais preocupado com o cavalo do que com a conversão sobrenatural pela qual está passando Saulo.


3 detalhes de "A Conversão de São Paulo" se destacam:


1 - Cavalo
A maior parte da obra está preenchida pelo cavalo. Seus contornos bem desenhados mostram a maestria de Caravaggio. O pintor considerou a localização do animal na tela, porque se pautou na localização da obra na entrada da Capela Cesari, na Igreja de Santa Maria del Popolo, onde ela se encontra até hoje.


2 - Casco e mão do cavalariço
A obra tem um tom de suspense. Parece que o cavalo está prestes a atacar São Paulo. A pata do animal está iluminada para acrescentar emoção ao acontecimento. O cavalariço está apertando forte as rédeas do mamífero para evitar um acidente.


3 - O rosto de São Paulo
O protagonista da cena, São Paulo, foi convertido porque, enquanto viajava para Damasco, Cristo aparecera diante dele e São Paulo foi cegado pela luz celestial (capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos). O soldado está caído no chão numa pose dramática, com os braços estendidos no ar. O caráter divino da conversão é evocado pelos olhos cegos e fechados de Saulo e seu gesto expressivo, banhado por uma luz dourada.


Ficha Técnica

Autor: Caravaggio
Onde ver: Capela Cesari, Santa Maria del Popolo, Roma, Itália.
Ano: 1601
Técnica: Óleo sobre lona.
Tamanho: 91cm x 69cm
Movimento: Barroco

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