sexta-feira, 20 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE


Whaam!, de Roy Lichtenstein

O movimento Pop-Art é um dos movimentos mais conhecidos da história. Suas obras sempre chamam atenção porque são menos convencionais. Por exemplo, Whaam!, de Roy Lichtenstein, que são baseadas nas histórias em quadrinhos americanas.


Lichtenstein baseou esta pintura num desenho do ilustrador Jerry Grandenetti para a capa da 89ª edição da All-American Men of War, publicada pela DC Comics em fevereiro de 1962. Whaam! é uma resposta irreverente e espirituosa à popularidade do expressionismo abstrato nos Estados Unidos.
Lichtenstein quis ironizar este movimento pomposo com temas baseados na arte comercial. Buscava também mostrar a futilidade da sociedade chamando atenção para as histórias que glorificavam a guerra e a destruição.
Sobre a decisão de se inspirar em romances baratos e quadrinhos de guerra, Lichtenstein comentou: "Era difícil fazer um quadro tão desprezível que ninguém quisesse pendurar em sua parede. As pessoas estavam pendurando qualquer coisa. Era quase aceitável pendurar um trapo cheio de tinta... a única coisa que todo mundo detestava era a arte comercial. Mas não o suficiente ao que parece".
No fundo da tela, estão pintados "pontinhos"; utilizados com frequência nas histórias em quadrinhos das décadas de 1950 e 1960. A inclusão de texto na pintura é usada para endossar mais o fato que a obra se baseia na arte comercial.

Ficha Técnica - "Whaam!"

Autor: Roy Lichtenstein
Onde ver: Tate Modern, Londres, Reino Unido
Ano: 1963
Técnica: Acrílico e óleo sobre duas telas
Tamanho: 1,75m x 2,04m (cada tela)
Movimento: Pop Art.

Nenhum comentário:

Postar um comentário