quinta-feira, 26 de julho de 2012

365 DIAS DE ARTE

Villa dei Misteri

Este conjunto de afrescos foi encontrado em uma luxuosa "villa" romana, perto de Pompéia, Itália. Tem grande valor histórico e artístico.

"Villa dei Misteri" é o nome atribuído ao afresco, porque ele foi encontrado na "villa" romana de mesmo nome. A obra, assim como o lugar onde se localiza sofreu poucos danos com a erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C.
O azul e o verde eram cores cara na época, o que indica que o proprietário da "villa" não economizou nos materiais da obra. O afresco faz parte de uma série de quadros que retratam os "mistérios" de um ritual de iniciação feminino em Roma. Para inserir-se na sociedade, a novata tinha que passar por uma morte e um renascimento simbólicos.
O ritual se centra em Dionísio, deus grego do vinho, da agricultura e do êxtase. Há também uma sacerdotisa para guiar a jovem durante o ritual. A obra tem um aspecto tridimensional, devido a sua borda em verde; que sustenta e ajuda a dar aparência de um palco.

3 detalhes de Villa dei Misteri se destacam:

1 - Sacerdotisa
Sentada e na parte central da obra, a sacerdotisa usa um chapéu e uma coroa de murta. Com a mão esquerda, revela uma bandeja. Não se sabe o que há nela, mas suspeita-se que seja uma coroa de louros, ou uma serpente ou pétalas de flores. A mão direita está sobre uma vasilha de água, ela pode estar se preparando para lavar as mãos.

2 - Sileno, Sátiro e ninfa
Figuras mitológicas fazem parte do afresco. No centro, Sileno toca uma lira. À sua esquerda, um sátiro toca uma flauta, enquanto uma ninfa alimenta uma cabra. Estas figuras expressam a ligação da novata com a natureza.

3 - Novata assustada
À extrema direita do afresco, a jovem novata olha para a esquerda. Ela está assustada porque pode ver o que a aguarda na cena seguinte. Ela segura e levanta um manto, como se quisesse fugir do seu destino.


Ficha Técnica: "Villa dei Misteri"

Autor: Artista desconhecido
Onde ver: Pompéia, Itália.
Ano: 60 a.C. - 50 a.C.
Técnica: afresco
Tamanho: 1,62m de altura
Movimento: Arte Romana

Nenhum comentário:

Postar um comentário