O
Homem de Sete Cores, de Anita Malfatti
O Homem de Sete Cores é uma célebre pintura da artista Anita Malfatti. A pintora ajudou a introduzir um novo tipo de arte no Brasil, o Modernismo.
Anita Malfatti foi uma das artistas mais incompreendidas do Brasil. Em sua viagem para Alemanha, Berlim, em 1910, teve contato com diversas vanguardas. A que mais lhe agradou foi o Expressionismo, estilo dinâmico que deforma as imagens e refletia a emoção do artista.
Em O Homem de Sete Cores, Malfatti aplicou as cores diretamente na tela. Ela não as misturava na paleta. A grande inovação da artista está em como ela usa as cores para exprimir sua emoção.
Como já dito, a pintora foi a maior representante do Expressionismo no Brasil. Por isso, através de obras deformadas e cores intensas, ela expressa toda a sua emoção pintando a figura que mais gostava de retratar: a humana.
Esta obra despertou grande admiração de Mário de Andrade, um dos maiores poetas modernistas do Brasil, e ele nem conhecia Malfatti ainda. Mais tarde, eles se tornariam grandes amigos.
Devido as diversas viagens internacionais que realizou (Berlim, Estados Unidos, Paris), Anita Malfatti foi influenciada por outras vanguardas e estilos de pintura, como o Cubismo e o Abstracionismo. Isso faz dela uma pintora realmente moderna, tendo incorporado diversas influências; embora seja claramente mais expressionista.
Porém, mesmo com todas estas influências, Anita Malfatti não deixou de ser brasileira. Ela trouxe estes estilos ao Brasil e deu seu toque pessoal de brasileira a eles. A prova disto é a pintura de hoje. Repare que, no fundo da tela, encontram-se elementos da natureza, como um girassol e folhas de bananeira; típicas da nossa natureza.
Ficha Técnica: O Homem de Sete Cores
Autor: Anita Malfatti
Onde ver: Museu de Arte Brasileira, São Paulo.
Ano: 1915 - 1916
Técnica: Carvão e pastel
Tamanho: 60,7cm x 45cm
Movimento: Modernismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário