Vista Completa das Montanhas Diamante, de Jeong Seon
A obra é considerada um tesouro nacional. |
Jeong Seon (1676 - 1759) foi um conhecido pintor coreano de paisagens, também conhecido por seu pseudônimo Gyeomjae (que significa estudo humilde). Foi um dos poucos conhecidos pintores coreanos que utilizava estilos tradicionais chineses. É relatado que ele vivia trancado em seu estúdio e pintou o mundo a sua volta sem vê-lo. Forte inspirador de outros artistas coreanos, deixando um impacto duradouro sobre a arte coreana na era de Joseon.
Em contraste com a maioria dos pintores da época, Seon Jeong não nasceu em uma família rica. Foi descoberto por um vizinho aristocrático que o recomendou ao tribunal. Assim, ele ganhou uma posição oficial. Jeong disse ter pintado diariamente, com uma prolífica produção até a sua velhice. Suas pinturas são classificadas como Escola do Sul, mas durante sua vida, Jeong desenvolveu seu próprio estilo: pinceladas únicas ousadas formando rugas escovadas em paralelos.
"Vista Completa das Montanhas Diamante" representa um momento decisivo na arte coreana. A composição circular dinâmica é uma paisagem real, que surgiu no final do século XVII. Nesse tipo de paisagem, o local retratado existe e, principalmente, situa-se em solo coreano.
As montanhas Diamante localizam-se na costa leste da península coreana e o artista a atravessou várias vezes. A obra foi criada dentro do contexto de que a Coreia dos joseon se considerava a preservadora da civilização confucionista.
4 detalhes de "Vista Completa das Montanhas Diamante" se destacam:
1 - Título e assinatura
O artista produziu cerca de 100 imagens de montanhas. À direita, encontra-se o título da obra e à esquerda sua assinatura com o nome artístico: Gyeomjae
2 - Picos íngremes
O artista exprimiu com sinceridade a experiência física e emocional que viveu com a paisagem. Os picos íngremes, cobertos de neve, são delineados com pinceladas rápidas, inovação do próprio artista.
3 - Vegetação e rochas
Jeong pintou repetidamente sobre uma superfície sem esperar que ela secasse, com pinceladas invertidas, de cima para baixo. Com isso ele obtém um equilíbrio delicado, com pontos roliços e úmidos para dar forma à vegetação. Já as formações rochosas são retratadas com linhas bem demarcadas.
4 - Templo de Jeongyang
No limite superior de um terreno encontra-se o templo de Jeongyang, registrado em miniatura. O artista também pintou uma série de figuras que lembram detalhes de mapas, nas quais foram marcadas as principais características do território.
Ficha Técnica: Vista Completa das Montanhas Diamante
Autor: Jeong Seon
Onde ver: Lelum, Museu de Arte Samsung, Seul, Coreia do Sul
Ano: 1734
Técnica: Nanquim da Índia sobre papel
Tamanho: 130,5cm x 94cm
Movimento: Arte Coreana - Dinastia Joseon
Nenhum comentário:
Postar um comentário