O Senhor e a Senhora Andrews, de Thomas Gainsborough
Essa é uma das primeiras obras pintadas que retrata a vida provinciana inglesa e iniciou uma moda de retratos informais entre as classes ricas do século XVIII. |
Thomas Gainsborough (14/05/1727 - 02/08/1788) foi um dos mais célebres artistas do Arcadismo. Gainsborough conheceu o sucesso devido aos seus retratos. Contudo, na sua obra também é frequente encontrar paisagens. Conhecido como um dos fundadores da Real Academia, onde exibiu muitas obras de 1769 até 1772.
Gainsborough concedia, aos seus modelos, uma altivez e sobriedade curiosas e caráter particular, geralmente forte. Sua paleta de cores pouco variou ao longo da sua trajetória. Nela estavam bem compactos os tons leves e brilhantes subjugados a fluídas cores escuras, como o castanho.
O famoso retrato acima foi feito logo no início de sua carreira, embora a paixão do artista fosse a pintura de paisagens. Esse gosto, inclusive, fica visível na composição, que mostra a maestria do pintor nos dois gêneros. A obra foi encomendada, provavelmente, para celebrar o recente casamento dos modelos e é, além de tudo, uma declaração da posição social do casal.
Os rostos dos noivos, bem como a paisagem, são exemplarmente ingleses. O artista escolheu colocar os dois modelos fora do centro, com seus campos se estendendo à direita. O senhor Andrews, um perfeito cavalheiro rural se apoia informalmente no banco de sua nova esposa e mostra de maneira orgulhosa toda a extensão dos seus domínios férteis, prova visível de sua riqueza e status.
Embora o senhor Andrews apareça com roupas de proprietário rural, sua esposa está elegantemente vestida na última moda, com inspiração francesa e o banco de estilo Rococó. Esses detalhes reforçam o gosto cosmopolita do casal.
4 detalhes de "O Senhor e a Senhora Andrews" se destacam:
1 - Robert Andrews
Presidindo os seus bens - a propriedade, o cão e, de acordo com os costumes da época, sua esposa - o senhor Andrews olha diretamente para o espectador e parece bastante satisfeito com a sua vida. A arma sob seu braço simboliza a virilidade, assim como a sua postura levemente inclinada que exibe a musculatura. O senhor Andrews tinha cerca de 22 anos quando o retrato foi pintado.
2 - Frances Mary Andrews
Acredita-se que a senhora Andrews tivesse 16 anos quando se casou. O artista pintou a dama com uma cabeça minúscula para enfatizar seu físico delicado. Os pés e as mãos inacabadas também são desproporcionais e ligeiramente pequenos, quase de boneca, pois isso era moda na época.
3 - Colo vazio
Embora as dobras suaves e o delicado brilho do vestido da senhora Andrews tenham sido pintados com maestria, a área onde suas mãos estão sobre o colo ficou inacabada. De acordo com uma teoria popular o espaço se destinava à um pássaro caçado pelo senhor Andrews, mas sua esposa não iria querer manchar o caríssimo vestido com uma caça.
4 - Cão
O cão de caça, um pointer, olha obediente para o seu dono enquanto aguarda a próxima ordem. A linha de sua cabeça dirige o olhar do observador para o rosto do senhor Andrews, o que reforça o foco principal da pintura. Como símbolo de lealdade, o cão foi adicionado para representar a felicidade do casal.
Ficha Técnica: O Senhor e a Senhora Andrews
Autor: Thomas Gainsborough
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1750
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 69,8cm x 119,4cm
Movimento: Arcadismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário