Adoração do Menino de Annalena, de Filippo Lippi
As figuras da Sagrada Família são colocadas bem à frente, formando a base da pirâmide, enquanto os santos, assim como a rocha, dirigem o olhar do espectador para cima, para o grupo de anjos. |
Filippo Lippi (1406 - 1469), pintor italiano, teve uma vida muito conturbada, ficando órfão aos 8 anos de idade, foi colocado sob custódia de monges. Viveu, dentro do monastério, um concubinato com a freira Lucrezia Buti, tendo com ela um filho Filippino, porém não impedindo de realizar seu trabalho, que destaca os afrescos abside da Catedral de Prato e do coro da catedral de Spoleto. Filippo Lippi ocupa lugar de destaque entre os pintores do "Quattrocento italiano", ao lado da originalidade da paisagem e da elegância nervosa no desenho, que decisivamente influi Botticelli.
Adoração do Menino de Annalena é uma obra com evidente influência da pintura holandesa, especialmente por conta das cores ricas e do desenho linear, assim como na atenção aos detalhes. Em contrapartida a mesma obra reflete, ainda, a formação florentina do pintor, especialmente no forte modelado das figuras - José em especial.
Filippo Lippi fez uso da perspectiva para criar a ilusão de profundidade na composição piramidal e cria a sensação de distância atrás das figuras com uma original concepção espacial, que abrange ruínas arquitetônicas, árvores e rochas.
4 detalhes de "Adoração do Menino de Annalena" se destacam:
1 - Pose melancólica
José não olha para o Menino e mantém o olhar, de maneira muito abstrata, no chão à sua frente. A pose do homem reforça a impressão de melancolia.
2 - Figuras estranhas
Dispostas bem no centro do fundo aparecem duas figuras estranhas apoiadas no muro. Uma delas parece acenar para o observador, enquanto a outra olha para o longe.
3 - Tecido vermelho
As pregas do tecido vermelho que envolve o Menino parecem quase fluir das vestes da Virgem. Elas simbolizam o ato do nascimento.
4 - Cores pálidas e brilho forte
As cores pálidas, em contraste com o brilho forte do corpo do Menino Jesus dão à figura uma qualidade quase luminosa.
Ficha Técnica: Adoração do Menino de Annalena
Autor: Filippo Lippi
Onde ver: Uffizi, Florença, Itália
Ano: 1455
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 134cm x 137cm
Movimento: Renascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário