sexta-feira, 21 de setembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

Cristo na casa de seus pais, de John Everett Millais


Sir John Everett Millais (08/06/1829 - 13/10/1896) foi um pintor e ilustrador inglês. Foi membro fundador, em 1848, da Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XX.
A obra acima, também conhecida como A Oficina do Carpinteiro, descreve José, Maria, Jesus, Sant'Ana e João Batista. Além disso, a pintura também apresenta um segundo homem, anônimo, provavelmente um aprendiz de José.
A cena que se passa na carpintaria de José, é simples e traz uma série de imagens religiosas que prenunciam a crucificação de Cristo. O menino Jesus com um corte no centro da mão, feito por um prego na bancada. Maria, ajoelhada a sua frente, ergue o rosto, com um semblante triste, para ser beijada pelo filho. José estende os braços para examinar a ferida de Cristo, enquanto Sant'Ana se prepara para remover o prego. João traz uma cuia de água para limpar o sangue.
O quadro foi criticado como blasfêmia, porém, mais tarde veio a ser reconhecido como uma das maiores pinturas de Millais, assim como uma obra-prima do Rafaelismo.


5 detalhes de "Cristo na casa de seus pais" se destacam:



1 - O rebanho de ovelhas
É possível ver, através da porta aberta, um rebanho de ovelhas que lembra ao observador que Jesus é conhecido como "O Cordeiro de Deus", em referência ao seu sacrifício para redimir os pecados humanos.


2 - A oficina do carpinteiro
Millais descobriu uma oficina de carpintaria em Londres e passou horas no local, esboçando a cena representada no quadro. Tudo na carpintaria do quadro é inspirado na oficina, desde as ferramentas na parede do fundo até as farpas de madeira no chão.


3 - O trabalhador
Millais não apenas causou escândalo com a pele nua de José como enfureceu os observadores da época ao representar a Sagrada Família como outra qualquer.


4 - João
João Batista veste apenas uma pele de animal, símbolo de seu ascetismo posterior. A tigela de água que o garoto carrega para lavar o corte de Cristo é uma referência ao batismo de Jesus e ao mesmo lavando os pecados de seus seguidores. A atitude de João é humilde, como se soubesse da verdadeira natureza do filho de José.


5 - A mão ferida
A obra é repleta de simbolismos cristãos. A mão de Jesus sangrando é  portadora de seu estigma, e o prego em que se cortou simboliza a época em que ele seria pregado na cruz. A mão mostra o corte, mas sua posição sugere também o Jesus adulto, fazendo um gesto de bênçãos.




Ficha Técnica: Cristo na casa de seus pais

Autor: John Everett Millais
Onde ver: Tate Britain, Londres, Reino Unido
Ano: 1849 - 1850
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 86,5cm x 140cm
Movimento: Pré-Rafaelismo

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