segunda-feira, 17 de setembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

A Grande Odalisca, de Jean-Auguste Dominique Ingres

A pintura foi encomendada pela Rainha Carolina de Nápolis, irmã de Napoleão.

Jean-Auguste Dominique Ingres (29/08/1780 - 14/01/1867), mais conhecido simplesmente por Ingres, foi um renomado pintor e desenhista francês, atuando na passagem do Neoclassicismo para o Romantismo.
Originalmente, esta obra deveria formar par com outro nu pintado por Ingres, porém o regime de Bonaparte desmoronou, obrigando Carolina a fugir. Desta maneira, o segundo nu, uma pessoa dormindo, foi destruído.
Ingres era fiel ao estilo neoclássico, com uma obra de atmosfera serena e mais atenção aos contornos do que à cor em sua pintura. A Grande Odalisca foi pintada em Roma, durante um período em que o artista desfrutava de uma reputação muito melhor na Itália do que na França.
Na obra, a modelo é retratada como uma mulher de um harém, adotando assim, o gosto temático pelo orientalismo, popular entre os artistas românticos. Mesmo com essa afinidade, o pintor permaneceu contrário aos ideais românticos até sua morte.


4 detalhes de A Grande Odalisca se destacam:


1 - Olhar de soberba
Apesar de sua nudez, a odalisca é representada de maneira a parecer distante e inacessível. Ela esconde o seu corpo do espectador e oferece a ele um olhar arrogante, sem sinais de simpatia. O efeito ainda é reforçado pelo fundo e pelos tons frios e prateados dos tecidos e acessórios.


2 - Pose estranha
A obra é repleta de contradições. A imagem parece exemplificar, ao mesmo tempo, a indolência mimada e a sensualidade natural da mulher. No entanto, ao ser melhor analisada, é possível perceber que sua pose é rígida e estranha.


3 - Incensário
Talvez o artista estivesse interessado em exagerar nas curvas de sua modelo para reforçar o apelo visual, mas também investiu na ilusão simples para aguçar outros sentidos do espectador. Isso fica evidente com os rastros finos de fumaça que saem do incensário, retratados com precisão. Isso evoca uma atmosfera perfumada e inebriante, enquanto as texturas dos tecidos exibem uma aparência palpável.


4 - Curvatura das costas
A posição em que a modelo está, com suas costas estranhamente curvadas, passa a impressão de que a moça possui três vértebras a mais. Ingres sabia bem disso, mas não sentiu remorso ao distorcer sua imagem para criar um contorno mais agradável e sensual.




Ficha Técnica: A Grande Odalisca

Autor: Jean-Auguste Dominique Ingres
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França.
Ano: 1814
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 91cm x 162cm
Movimento: Neoclassicismo

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