A
Caçada na Floresta, de Paolo Uccello
A obra é um exemplo claro do domínio do artista sobre as técnicas de perspectiva. Na cena as figuras parecem diminuir com a distância, o que cria uma ideia de espaço e profundidade. |
Paolo Uccello (1937 - 10/12/1475) foi um pintor italiano. Uccello fez parte do Quattrocento do Renascimento, destacando-se por sua maestria nas pinturas em perspectiva e pela impressão de relevo que deu à pintura, recorrendo para isso ao "claro-escuro" (chiaroescuro). Era obcecado pela perspectiva e passava noites tentando entender o "Ponto de fuga". Usava-a para criar uma sensação de profundidade em suas obras e não para narrar histórias. Paolo trabalhou na tradição do Gótico Internacional e enfatizou a cor ao invés do clássico realismo.
Cavaleiros, cavalos e caçadores são representados galopando ou correndo em direção ao centro do quadro, onde um veado desaparece na floresta e as linhas de visão convergem para um ponto de fuga central.
A perspectiva é usada para evocar a emoção da perseguição e fazer com que os espectadores avancem para a escuridão, acompanhando os homens co seus cavalos e cães conforme eles desaparecem rapidamente entre as árvores.
Os contrastes de vermelho com a escuridão do fundo dão à pintura um ar decorativo e precioso. O significado da obra, com seu cenário estilizado e seus elementos simbólicos, não fica imediatamente claro. No entanto, é possível perceber uma atmosfera faustosa, que sugere que a cena seja uma fantasia cavalheiresca e não uma representação do real.
4 detalhes de "A Caçada na Floresta" se destacam:
1 - Caçadores
Todos os caçadores do quadro têm o rosto parecido, embora as poses sejam diferentes. Todos possuem os mesmos olhos, nariz e proporções faciais, o que faz com que eles pareçam parte de um mundo imaginário.
2 - Veados
As formas estilizadas dos veados são similares à dos cães. No entanto, ao compará-los é possível notar que os cães parecem estar correndo enquanto os veados parecem saltar.
3 - Cães
A velocidade com que os cachorros correm é expressa por suas pernas esticadas e costas arqueadas. Alguns se parecem bastante e a sobreposição de seus corpos dá ao quadro um ar tridimensional.
4 - Cavalos
Uccello adorava pintar animais e fez muitos esboços de cavalos se inspirando em modelos reais. As formas dos animais eram simplificadas para que harmonizassem com o conjunto da composição do quadro.
Ficha Técnica: "A Caçada na Floresta"
Autor: Paolo Uccello
Onde ver: Ashmolean, Oxford, Reino Unido
Ano: 1470
Técnica: Têmpera e óleo sobre madeira
Tamanho: 73,3cm x 177cm
Movimento: Renascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário