Marilyn,
de Andy Warhol
Andy Warhol (06/08/1928 - 22/02/1987) foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de Pop Art.
Depois da morte de Marilyn Monroe, em 1962, o artista passou a pintar uma série de retratos da diva. Uma mesma imagem da atriz - a foto em preto e branco de divulgação do filme "Torrente de paixão", de 1953 - foi a base para todas as gravuras de Warhol com o rosto da diva.
Na foto original Marilyn era retratada com fascínio e despreocupação. No entanto, as alterações do artista na imagem criam uma série de atmosferas distintas e destacavam a natureza ilusória do estrelato. Em algumas pinturas, a atriz era retratada como ícone religioso, enquanto em outras ela aparecia como vítima da cultura de celebridades que lhe trouxe fama.
A técnica utilizada na obra foi a serigrafia, que já tinha sido utilizada pelo artista em seus trabalhos comerciais. Quando descobriu que o método também era adequado à arte, Warhol conseguiu, segundo ele mesmo, "... a mesma imagem um pouco diferente de cada vez".
3 detalhes de "Marilyn" se destacam:
1 - Lábios
Em um retrato tradicional, todo cuidado é tomado para que a imagem saia perfeita. Aqui Warhol faz exatamente o oposto: imita deliberadamente os defeitos de impressão. A área colorida de rosa não corresponde exatamente aos lábios de Marilyn e o artista deixou, conscientemente, de branquear seus dentes.
2 - Olhos
O artista manipulou a foto original, exagerando a maquiagem em uma paródia das convenções de beleza. Os olhos sombreados de Marilyn, bem como o batom, foram retocados com uma grosseira camada de cor. Além disso, seus cabelos oxigenados tem o mesmo tom amarelo do olho.
3 - Linha dos cabelos
Warhol se esforçou para fazer o real parecer irreal. Uma linha esquemática separa o rosto de Marilyn dos cabelos. O rosto lembra uma máscara e os cabelos uma peruca, nada na imagem parece genuíno. A aparência artificial é ainda mais enfatizada pelas cores chapadas e artificiais.
Ficha Técnica: Marilyn
Autor: Andy Warhol
Onde ver: Tate, Londres, Reino Unido
Ano: 1967
Técnica: Serigrafia sobre papel
Tamanho: 91cm x 91cm
Movimento: Pop Art
Nenhum comentário:
Postar um comentário