sábado, 3 de agosto de 2013

365 DIAS DE ARTE

Catedral de Rouen, Portal e Torre de Saint-Romain, de Claude Monet

Nesta tela, o sol brilha sobre a fachada e os adornos de pedra, tornando a cor quase branca. O detalhe, entretanto, não é determinante.

Oscar-Claude Monet (14/11/1840 - 05/12/1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo "impressionismo" surgiu devido a um dos primeiros quadros do pintor e a expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
A série "Catedral de Rouen" não foi a única de pinturas em série que Monet produziu, mas foi, sem dúvida, o seu projeto mais ambicioso. As telas surgiram em uma época de renovação religiosa na França - tanto do catolicismo quanto de outras crenças - e a catedral gótica era símbolo da identidade do país.
Nesta tela o sol brilha sobre a fachada e os adornos de pedra, tornando a cor quase branca. O detalhe, entretanto, não é determinante, pois está praticamente envolvido na ofuscante luz do sol. A pintura celebra, bem como revitaliza, as antigas paredes de pedra com uma harmonia intensa.
A perspectiva pela qual a catedral foi retratada intensifica os aspectos arquitetônicos, graças a uma luz forte e intensa. O ângulo de visão fica fora do centro, de forma que o contorno das torres e da guarnição sobre a rosácea sejam desiguais.
A ponta das torres foi cortada por Monet para concentrar a atenção do observador na beleza decorativa da fachada. Sua preocupação com os efeitos de luz também o levou a acentuar as reentrâncias (rosáceas e três portas), gerando contrastes mais fortes, além de mais variações de cor.


3 detalhes de "Catedral de Rouen, Portal e Torre de Saint-Romain" se destacam:


1 - Arte Gótica
O artista inclui características minuciosas da arte gótica na obra, como o rendilhado sobre a janela. Esse tipo de detalhe parece dissolver-se na intensa luz solar.


2 - Sombras
As sombras escuras na abertura da rosácea funcionam como uma base para as sombras menos pronunciadas, presentes em toda a fachada da catedral.


3 - Detalhes arquitetônicos
As formas pintadas reproduzem detalhes arquitetônicos da catedral e, em alguns lugares, é possível identificar até mesmo a presença das esculturas dos santos.



Ficha Técnica: Catedral de Rouen, Portal e Torre de Saint-Romain


Autor: Claude Monet
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França
Ano: 1893
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 107cm x 73cm
Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário