segunda-feira, 26 de agosto de 2013

365 DIAS DE ARTE

La Grenouillère, de Pierre-Auguste Renoir

O cenário bucólico passa uma sensação de energia, diversão e bom humor e a obra deixa clara a concentração de Renoir nas figuras humanas.

Pierre-Auguste Renoir (25/02/1841 - 03/12/1919) foi um pintor francês impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série "Banhistas", como já foi apresentado aqui anteriormente. Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram beleza e sensualidade.
A pintura de hoje mostra um grupo de pessoas reunidas à beira do Sena, esperando para atravessar a ponte até a ilha. Na água, pessoas se banham perto da margem e um barco mais afastado corta o rio. É possível perceber que trata-se de uma cena de descontração, com uma banhista sentada na ponte e enxugando os pés, cães descansando no chão e diversas pessoas com trajes elegantes conversando animadamente.
O estilo solto de Renoir promove na tela uma fusão de detalhes a meia distância. A água, os banhistas e os pormenores da margem oposta parecem se complementar. Os tons de verde e azul do verão à beira do rio ganham vida com os elementos dos visitantes.
O cenário bucólico passa uma sensação de energia, diversão e bom humor e a obra deixa clara a concentração de Renoir nas figuras humanas e seus detalhes que, embora delineados sem contornos precisos, possuem gestos, poses e formas claramente articulados.
A cena, retratada de perto, dá destaque para as pessoas representadas na parte esquerda. O arco e os banhistas próximos à ponte equilibram a presença do grupo de visitantes e o tronco de árvore acrescenta à obra uma sensação de familiaridade.



3 detalhes de "La Grenouillère" se destacam:


1 - Ponto de cor
O laço no vestido da dama de costas chama a atenção do observador e tem por objetivo atrair o olhar para o grupo de pessoas retratado na beira do rio.


2 - Trajes de banho
Embora as figuras apresentadas na água tenham um estilo esboçado, Renoir conseguiu capturar a forma reveladora dos trajes de banho desses banhistas.


3 - Impressão de movimento
O barco que aparece no rio possui poucos detalhes de cor. Para dar a ele ideia de movimento sobre a água o pintor apostou na textura do branco.




Ficha Técnica: La Grenouillère


Autor: Pierre-Auguste Renoir
Onde ver: Museu Pushkin, Moscou, Rússia
Ano: 1869
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 59cm x 80cm
Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário