Lago
Keitele, de Akseli Gallen-Kallela
A obra tem uma composição ousada e pouco usual e causa um impacto forte nos espectadores. |
Akseli Gallen-Kallela (26/04/1865 - 07/03/1931) foi um artesão, ilustrador e pintor finlandês, conhecido pelas ilustrações do "Kalevala", o poema épico nacional finês. O seu trabalho é considerado muito importante no surgimento do sentimento nacional desse país.
Na obra de hoje, a linha do horizonte alta permite que o lado predomine. Os reflexos do céu na água são cortados por faixas horizontais devido ao vento. É possível ver ainda, em primeiro plano, uma brisa que encrespa a superfície do lago.
Lago Keitele é considerada uma obra austera, contemplativa e estimulante que parece quase um equivalente visual da música "Sibelius" - o maior compositor da Finlândia. O tema é basicamente finlandês, com lagos e florestas típicos do país.
No entanto, a pintura também apresenta aspectos que a colocam em um contexto internacional, o que mostra o envolvimento do pintor com movimentos de vanguarda europeus da época, como as formas planas inspiradas na Art Nouveau e a atmosfera meditativa remetente ao Simbolismo.
Gallen-Kallela teve um importante papel no movimento de orgulho nacionalista e acompanhou a busca da independência da Finlândia com relação à Rússia muito de perto.
2 detalhes de "Lago Keitele" se destacam:
1 - Cores frias
As cores predominantes no quadro são o azul e o branco - com o céu vividamente refletido na água. Essas cores evocam a beleza fria, calma e intocada da paisagem austera apresentada ao espectador.
2 - Simplificação ousada
Embora as obras do início da carreira de Gallen-Kallela fossem pintadas de maneira naturalista, com o tempo o pintor adotou uma expressão estilizada na qual usava menos profundidade. Os reflexos escuros do bosque aparecem em contraste com a nuvem branca, do outro lado.
Ficha Técnica: Lago Keitele
Autor: Akseli Gallen-Kallela
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1905
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 53cm x 66cm
Movimento: Simbolismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário