quarta-feira, 28 de agosto de 2013

365 DIAS DE ARTE

Santíssima Trindade, de Andrei Rublev

A obra é considerada um ícone bizantino e foi feita com o propósito de estimular a contemplação espiritual na fé.

Andrei Rublev (1360 - 1430) é considerado o maior pintor russo de ícones, afrescos e miniaturas para iluminuras. Foi responsável pela decoração da Catedral da Anunciação, no Kremlin, em Moscou, no início do séc. XV. Sua pintura mais famosa é a apresentada hoje em nosso blog, que sintetiza os ideais de fraternidade, de amor e de serena santidade. Rublev foi canonizado em 1988 pela igreja Ortodoxa Russa.
Santíssima Trindade se baseia na história do Antigo Testamento da visita de três andarilhos a Abraão e Sara, perto do bosque de carvalho de Manre (Gênesis 18: 2-5). O título indica que o artista via as três personagens, que a princípio parecem anjos, como símbolos da Santíssima Trindade.
O Pai está sentado à esquerda, o Filho no meio e o Espírito Santo encontra-se à direita. Visualmente, a unicidade entre eles é representada de diversas maneiras, entre elas as poses serenas e lânguidas, as expressões brandas de meditação, a forma circular inclusiva dos olhares, o azul compartilhado das vestes e o bastão que cada um deles segura.
O lugar vago em primeiro plano faz com que o observador se sinta bem-vindo à mesa. A atmosfera de acolhimento ainda é reforçada pela harmonia e simetria visual, tipicamente bizantinas. Isso ajuda o artista em seu objetivo de expressar as virtudes do amor e da tolerância ao mesmo tempo em que funciona como afirmação teológica sobre a unidade da Santíssima Trindade.



4 detalhes de "Santíssima Trindade" se destacam:


1 - Símbolos bíblicos
A casa retratada atrás do Pai é um símbolo do lugar de Salvação Eterna. A árvore atrás do filho indica a Árvore da Vida, bem como a madeira da cruz, enquanto a montanha localizada atrás do Espírito Santo faz referência ao Monte Tabor, colina onde o Espírito Santo apareceu durante a transfiguração de Cristo.


2 - Octógono oculto
Existe na pintura uma estrutura octogonal oculta, estabelecida na base pelos ângulos do piso. Essa estrutura caracteriza o uso que a arte bizantina fazia da geometria. O octógono é disfarçado pelas curvas das auréolas e as asas das três personagens, bem como as dobras de suas vestes.


3 - Sacrifício divino
A mesa se dobra como um altar, com um cálice no meio que contém a cabeça do novilho sacrificial. Este foi o animal que Abraão matou para celebrar com os visitantes e também é uma referência ao Cordeiro de Deus, símbolo ligado à vida e à morte de Cristo, que abriu caminho para a salvação dos homens.


4 - Olhares em círculo
A angulação das cabeças e olhares das três personagens se dirigem ao observador em um movimento circular anti-horário em torno da pintura. O círculo aberto, criado pelas três imagens, é receptivo ao observador, em um gesto de inclusão típico da arte bizantina.




Ficha Técnica: Santíssima Trindade


Autor: Andrei Rublev
Onde ver: Galeria Tretyakov, Moscou, Rússia
Ano: 1410
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 1,42m x 1,14m
Movimento: Arte Bizantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário