Balão
Vermelho, de Paul Klee
O balão aparece flutuando alegremente sobre uma paisagem urbana estilizada. |
Paul Klee (18/12/1879 - 29/06/1940) foi um pintor e poeta suíço naturalizado alemão. Seu estilo grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o expressionismo, cubismo e surrealismo. Foi estudante do orientalismo. Klee era um desenhista nato que realizou experimentos e consequentemente, dominou a teoria das cores, sobre o quê ele escreveu extensivamente. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e crenças pessoais e sua musicalidade. Amigo do pintor russo Kandinsky, eram famosos por lecionarem na escola de arte e arquitetura Bauhaus.
O balão parece um símbolo dos voos de imaginação extravagantes do artista, que possuía uma grande curiosidade intelectual, assim como uma mente que se alimentava das mais variadas fontes artísticas, fossem elas antigas ou contemporâneas.
Como muitos dos artistas de vanguarda da época, Klee se interessava por tipos de arte que fossem dotados de sinceridade e vitalidade naturais.
Além disso, o pintor tinha um interesse particular pelas obras das crianças. Ele buscava em suas obras um frescor infantil que era, ao mesmo tempo, muito sofisticada: nenhuma criança seria capaz de alcançar o equilíbrio sutil entre a abstração e a representação de suas pinturas, ou mesmo de rivalizar com suas harmonias requintadas de cor.
As formas retilíneas representadas por Klee evocam edifícios, em particular as linhas inclinadas dos telhados.
3 detalhes de "Balão Vermelho" se destacam:
1 - Balão
2 - Fundo de gesso
3 - Formas geométricas
A forma circular e colorida era muito comum nas obras de Klee. O pintor também era fascinado pelo tema "voo" e balões de ar quente também apareceram muitas vezes em suas obras dos anos pós-guerra. A tinta vermelha do balão foi aplicada em uma camada grossa em comparação à camada do fundo, fina e aguada. Sua forma simples é delineada com o preto.
2 - Fundo de gesso
Quanto à técnica, o pintor era pouco convencional e gostava de fazer experimentos. Muitas vezes Klee combinava técnicas que eram usadas separadamente num mesmo quadro. Em "Balão Vermelho" o pintor utilizou um tecido fino revestido de gesso, que ajudou a criar efeitos sutis de cor e textura.
3 - Formas geométricas
Os blocos apresentados na obra sugerem uma vista sobre os telhados de uma cidade, com um balão flutuando logo acima. No entanto, as cores moduladas e delicadamente variadas são fruto da imaginação do artista, e não de uma realidade observada.
Ficha Técnica: Balão Vermelho
Autor: Paul Klee
Onde ver: Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos
Ano: 1922
Técnica: Óleo sobre gaze com base de gesso, montada em madeira
Tamanho: 31,7cm x 31,5cm
Movimento: Expressionismo Alemão
Nenhum comentário:
Postar um comentário