quarta-feira, 21 de agosto de 2013

365 DIAS DE ARTE

As Aventuras de Akbar com o elefante Hawa'i, de Basawan e Chetar


O "Akbarnama" contém 116 miniaturas de diversos artistas. O livro foi encomendado pelo imperador Akbar como a crônica oficial do seu reinado. Foi escrito por Abu'l Fazl entre 1590 e 1596 e as pinturas desta primeira cópia real existem apenas de forma parcial. Após a morte do imperador em 1605, o manuscrito permaneceu na biblioteca de seu filho, Jahangir (1605-1627). Foi adquirido pelo Museu Victoria and Albert Museum, do Reino Unido em 1896, da Sra. Frances Clarke, viúva do Major General John Clarke, que o comprou na Índia.
Neste episódio, em especial, são celebrados o domínio e a coragem de Akbar. O imperador monta um elefante feroz que persegue outro elefante. Eles arremetem sobre uma ponte flutuante para o Forte de Agra, no norte indiano.
Todos ao redor, figuras animadas e vestidas com cores vivas são representados lutando para controlar seus barcos ou alcançar segurança.
A pintura mostra a influência da ilustração de manuscritos sefévidas persas (dominadores do império árabe, assim como os xiitas) na arte indiana durante a dinastia mogol. No entanto, a maneira realista como as figuras são modeladas, bem como o seu senso de perspectiva - que se percebe no forte ao fundo -, também sugerem a influência da arte norte-européia.



4 detalhes de "As Aventuras de Akbar com o elefante Hawa'i" se destacam:


1 - Akbar e Hawa'i
Muitas das histórias ilustradas no "Livro de Akbar" demonstram a força do caráter do imperador. Akbar monta Hawa'i, o elefante imperial mais selvagem. Apertando os pés sob os arreios do animal para se firmar, o imperador aparece calmo e controlado.


2 - Ran Bagha
Disparando na frente pela ponte de barcos encontra-se Ran Bagha, o oponente de Hawa'i. Akbar explica seus atos audaciosos com a confiança em Deus. Segundo relatos do imperador, Deus permitiria que os elefantes o matassem se fosse motivo de desgosto para Ele.


3 - Flutuante
A ponte em ruínas sobre o rio Jumna cria uma diagonal na pintura. Visto de cima, um homem jaz caído no chão, pisoteado e com o turbante desenrolado a seu lado. Os elefantes, em contraste, são desenhados de lado.


4 - Figuras menores
A cena é repleta de atividade e interesse dos barqueiros tentando estabilizar o flutuante no primeiro plano e dos pescadores lutando ao fundo. O artista representou cada indivíduo com imaginação e atenção aos detalhes.




Ficha Técnica: As Aventuras de Akbar com o elefante Hawa'i


Autores: Basawan e Chetar
Onde ver: Victoria & Albert Museum, Londres, Reino Unido
Ano: 1590 - 95
Técnica: Aquarela opaca e ouro sobre papel
Tamanho: 33cm x 20cm
Movimento: Arte Imperial

Nenhum comentário:

Postar um comentário