Baco e Ariadne, de Ticiano
Baco e Ariadne é inspirado na história dos dois amantes, escrita por Ovídio e Catulo. |
Ticiano Vecellio ou Vecelli (1473/1490 - 27/08/1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Reconhecido pelos seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.
Se tivesse morrido cedo, teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, vários críticos demoram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática é sem precedentes na arte ocidental.
Baco e Ariadne é uma das primeiras obras-primas de Ticiano e faz parte de uma série de pinturas criadas para Alfonso d'Este, duque de Ferrara. O duque encomendou a obra para enfeitar seu palácio, no norte da Itália.
A obra mostra o momento em que Baco, o deus do vinho, encontra Ariadne, filha do rei de Creta. Depois de ajudar o seu então namorado Teseu a fugir do labirinto do Minotauro, Ariadne foi exilada na Ilha Naxos. É nesse momento que aparece Baco, em uma carruagem puxada por dois guepardos e sendo seguido por uma multidão multicolorida de bêbados.
Baco é representado em um semissalto, enquanto seus olhos fitam a jovem, sua futura noiva. O rosto de Ariadne exibe uma expressão que mescla medo e interesse, já que, inicialmente, a jovem se assusta com a chegada do deus.
Embora seu rosto esteja voltado para Baco, o corpo da jovem está afastado do deus do vinho e seu braço estendido para o navio que parte e para o amante que a abandonou.
4 detalhes de "Baco e Ariadne" se destacam:
1 - O barco de Teseu
À esquerda de Ariadne é possível ver o barco de Teseu afastando-se no horizonte. A jovem ajudou Teseu a escapar do labirinto do Minotauro dando-lhe um novelo de linha vermelha com o qual ele demarcou o caminho de volta. De acordo com alguns relatos históricos, Teseu abandonou Ariadne em Naxos enquanto ela dormia.
2 - Baco
Baco oferece um olhar erótico em direção à Ariadne. Por ser o "Deus do vinho", Baco usa uma coroa de folhas de videira. Sua postura atlética faz referência ao arremessador de discos da escultura grega. O manto rosa é usado para esconder sua nudez e refletir o cinto vermelho de Ariadne.
3 - Domador de serpente
O personagem dominando uma serpente é uma referência à estátua de Laocoonte e seus filhos. Laocoonte alertou os troianos, em vão, para que não aceitassem o cavalo de madeira oferecido pelos gregos. Mais tarde foi enforcado por serpentes marinhas enviadas pela deusa Minerva.
4 - Bebê sátiro
O bebê sátiro, metade homem e metade bode, é a única imagem que direciona seu olhar para fora da tela, "convidando" o espectador a admirar a cena. O sátiro carrega consigo uma cabeça de novilho sem o corpo, que remete ao terrível ritual báquico no qual os participantes esquartejavam um novilho e o comiam cru.
Ficha Técnica: Baco e Ariadne
Autor: Ticiano
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido.
Ano: 1520 - 1523
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 1,76m x 1,91m
Movimento: Renascimento Veneziano
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