terça-feira, 20 de novembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

Coquete, de Kitagawa Utamaro

O artista é um dos principais nomes do "bijinga", que se concentra em imagens de belas mulheres.

Kitagawa Utamaro (1753 - 1806) (seu nome é também transliterado como Outamaro e Utamaru) foi um pintor de retratos japonês, considerado um dos melhores artistas das estampas "ukiyo-e". Ele é mais conhecido por suas composições magistrais de mulheres, conhecidas como "bijinga". Ele também fez estudos da natureza, livros ilustrados principalmente de insetos. Seu trabalho chegou na Europa em meados do século XIX, onde se tornou muito popular, especialmente desfrutando aceitação na França. Influenciou os impressionistas europeus, em particular pela sua utilização de pontos de vista parciais, com ênfase na luz e sombra.
O artista retratou diversas mulheres, das mais variadas idades e classes sociais, em um estilo realista. A mais bem-sucedida colaboração de Utamaro foi com seu editor, Tsutaya Juzaburo, e resultou em uma série de grandes retratos feitos apenas da cabeça das mulheres. Esse novo formato de retrato representava apenas a parte superior do corpo da mulher e dava grande atenção aos detalhes faciais.
O olhar do artista, considerado perspicaz, absorvia características minuciosas das personalidades e dos humores, assim como da aparência física, geralmente em momentos íntimos.
Coquete faz parte de uma série chamada "Dez estudos da fisionomia feminina" e mostra uma mulher desarrumada, que acaba de sair do banho. O título japonês desse estudo identifica a modelo como "uwaki", palavra que sugere volubilidade e sedução. A pose da coquete, com a boca ligeiramente aberta e o desarranjo de suas roupas e prendedores de cabelo, acentua ainda mais a sugestão de sedução.


3 detalhes de "Coquete" se destacam:


1 - Moldura com selos
A inscrição dentro da moldura inclui o título da série, "Dez estudos da fisionomia feminina". Além disso a inscrição contém ainda a assinatura de Utamaro à esquerda. Abaixo do nome da série encontra-se o carimbo oficial do governo, o que significa que a obra foi aprovada oficialmente.


2 - Fundo em mica
Os editores procuravam constantemente criar novas técnicas que ajudassem a incrementar as vendas. Por isso o fundo da gravura é adornado com pó de mica, para criar um brilho metálico que reluz e cintila.


3 - Penteado
O domínio técnico do entalhador e do impressor é tão importante quanto o do artista. Essas habilidades estão visíveis nos pequenos detalhes no cabelo da mulher, com alfinetes, pentes e fios de cabelo fora do lugar.




Ficha Técnica: Coquete

Autor: Kitawa Utamaro
Onde ver: Museu Nacional de Tóquio, Japão.
Ano: 1792 - 1793
Técnica: Xilogravura colorida com mica
Tamanho: 37,5cm x 24,5cm
Movimento: Arte Japonesa do Período Edo

Nenhum comentário:

Postar um comentário