sábado, 3 de novembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

Os Retirantes, de Cândido Portinari

Na tela é possível identificar nove personagens, todas apresentadas de maneira cadavérica.

Cândido Portinari (29/12/1903 - 06/02/1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão à gigantescos murais, como os painéis "Guerra e Paz", presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram ao Brasil para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro). Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
No quadro apresentado hoje, produzido no ano de 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por figuras magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos como a fome, a miséria e a tristeza.
Na tela é possível identificar nove personagens, todas apresentadas de maneira cadavérica, sendo dois homens adultos, duas mulheres adultas e cinco crianças, das quais apenas uma tem o sexo identificado.
A obra apresenta um embate entre o sagrado e o profano, sendo o primeiro representado pela união da família e o segundo pela situação precária e a morte iminente, que se mostra nesse cenário de sofrimento. É possível perceber também a representação do ciclo da vida, que se inicia com a criança na cena e se encerra na figura cadavérica da personagem mais idosa da composição.
A obra recebe influência do pintor cubista Picasso e mostra a miséria que atingia e atinge o país.


2 detalhes de "Os Retirantes" se destacam:


1 - Descrição da família
Nota-se, como dito anteriormente, a presença de nove figuras humanas, sendo duas crianças de colo e mais três crianças maiores. Um senhor com um cajado, duas mulheres, uma com uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança extremamente magra. Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chão seco e urubus sobrevoando.


2 - Cores da tela
Portinari usou aparentemente as cores cinza, marrom, azul, preto, branco, ocre, verde, rosa, amarelo e vermelho. Tela pintada por largas e fortes pinceladas.




Ficha Técnica: Os Retirantes

Autor: Cândido Portinari
Onde ver: MASP, São Paulo, Brasil.
Ano: 1944
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 190cm x 180cm
Movimento: Modernismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário