terça-feira, 6 de novembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

No Terraço em Sèvres, de Marie Quiveron Bracquemond

A pintura parece explorar a composição informal de uma fotografia, ampliando o tema para além da tela. O grupo é visto de perto, com grande atenção aos detalhes.

Marie Bracquemond (1840 - 1916) foi uma pintora francesa, porém sua carreira na arte é pouco conhecida e não muito bem documentada. Marie visitava frequentemente o Museu do Louvre com seu bloco de notas, para estudar e copiar os grandes mestres e foi no "Louvre", num momento onde ela estava copiando uma obra-prima de Rembrandt, que ela conheceu um gravador talentoso chamado Felix Bracquemond com quem se casou em 1869 e assim começou a sua vida artística em conjunto.
A obra acima mostra pessoas sentadas no terraço da casa da pintora nos arredores de Paris, com o sol da tarde enfatizando detalhes nos rostos, nas roupas e tecidos. As marcas fragmentadas de tinta, bem como o uso vibrante das cores, acentua o efeito do brilho da luz sobre os tecidos e através deles.
Maria retratou, também, detalhes e refinamento dos trajes elegantes da época no figurino das damas que aparecem na pintura, porém, não se sabe quem são essas mulheres.
A pintura parece explorar a composição informal de uma fotografia, ampliando o tema para além da tela. O grupo é visto de bem perto, com grande atenção aos detalhes, tanto dos trajes quanto da postura dos modelos, e eles parecem reunidos informalmente, sem interação explícita.


3 detalhes de "No Terraço em Sèvres" se destacam:


1 - Efeitos de luz
Os efeitos da luz na cena são reforçados pelas camadas superficiais de rosa e bege. A moça da direita tem o contorno das costas feito em branco puro, com o objetivo de captar a luz que reflete no tecido branco. Enquanto isso os tons de azul e verde adicionam profundidade e energia à cena.


2 - Transparência do tecido
As pinceladas seguem as linhas das dobras do vestido, além de revelar bordas e detalhes. As camadas de tinta captam a transparência do tecido por meio de tons como o rosa, o azul e o branco puro.


3 - Mistura de cores
A mistura de cores, assim como o uso do empaste, formam a textura do tecido do vestido branco da moça à direita. Além disso, servem para dar profundidade à intensa luz do sol.




Ficha Técnica: No Terraço em Sèvres

Autor: Marie Quiveron Bracquemond
Onde ver: Museé du Petit Palais, Genebra, Suíça
Ano: 1880
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 88cm x 115cm
Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário