A Última Ceia, de Andrea Del Sarto
Os gestos e poses das figuras apresentadas são pouco dramáticos e sutis. A luz brilhante destaca as expressões faciais. |
Andrea del Sarto (16/07/1486 - 29/09/1530) foi um pintor italiano de Florença, cuja carreira floresceu durante a Alta Renascença e o Maneirismo. Embora considerado por seus contemporâneos como um artista "senza errori" (sem erros, perfeito), ele frequentemente é ofuscado por talentos como Rafael.
No ano de 1511 Del Sarto foi encarregado pelos monges valombrosianos de San Salvi, em Florença, de realizar um afresco na parede do fundo de seu refeitório. Sob um grande arco que emoldura a parede o pintor ilustrou a Santíssima Trindade. Na verdade outra obra deveria ter sido feita no lugar da Santíssima Trindade, A Última Ceia, porém, a pintura teve de ser adiada devido a problemas internos do mosteiro. A obra apresentada hoje só foi feita nos anos 1520, depois de uma viagem do pintor à França.
O afresco também encontra-se sob um grande arco que emoldura a parede ao fundo do refeitório e a sala dentro da pintura parece ser uma extensão do refeitório real, como um ambiente adjacente. O piso em padrões geométricos, bem como os painéis na parede do fundo oferecem referências para o arranjo das figuras, dispostas como em um friso, ao longo do afresco.
A obra apresenta fortes influências da Última Ceia de Leonardo da Vinci, pintada em um convento em Milão. Em ambas, Judas está sentado entre os apóstolos do mesmo lado da mesa. Diferentemente da versão de Da Vinci, entretanto, na obra de Del Sarto Judas está sentado também ao lado de Cristo.
Os gestos e poses das figuras apresentadas são pouco dramáticos e sutis. A luz brilhante destaca as expressões faciais, concentrando-se mais em reações psicológicas do que físicas.
3 detalhes de "A Última Ceia" se destacam:
1 - Disposição das figuras
As figuras estão dispostas de maneira equilibrada e rítmica: Jesus é ladeado por duas figuras isoladas, logo após por um grupo de três e ainda há uma figura em cada ponta da mesa, em uma pose espelhada, como colchetes fechando o grupo.
2 - Balcão central
No balcão central é possível ver um retrato do artista, que se volta para olhar o observador. Ao lado dele encontra-se uma figura de vermelho, formando o ápice de uma composição triangular.
3 - Ponto de fuga
Traçando as octogonais - linhas retas que se perdem no espaço da pintura, como as bordas horizontais dos painéis da parede ou as linhas do piso - é possível identificar o coração de Cristo como ponto de fuga da obra.
Ficha Técnica: A Última Ceia
Autor: Andrea del Sarto
Onde ver: San Salvi, Florença, Itália
Ano: 1526 - 1527
Técnica: Afresco
Tamanho: 871cm x 525cm
Movimento: Renascimento
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