segunda-feira, 26 de novembro de 2012

365 DIAS DE ARTE

As Duas Fridas, de Frida Kahlo

A exposição do coração em ambas as figuras, que se interligam por uma artéria, também chama a atenção do observador.

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón (06/07/1907 - 13/07/1954) foi uma pintora mexicana e teve uma vida muito sofrida. Com seis anos de idade, contraiu poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito; passou então a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.
Sua obra apresentada hoje tem um céu escuro, tempestuoso, que dá ao observador a ideia de que naquele instante a artista não vislumbrava um horizonte claro. Ou seja, seu futuro era uma tempestade iminente. Além disso, o piso da obra parece sem vida, somente areia e mais nada, quase tão sem vida quanto uma das duas Fridas apresentadas acima.
As duas mulheres olham para o mesmo lugar, sustentando um olhar altivo, concentrado e enigmático. Suas peles se diferenciam pela tonalidade - uma delas é mais clara - assim como por suas expressões faciais. Outro ponto que diferencia as duas é o vestido. Aqui a peça branca, com detalhes florais em vermelho, gola alta, peitoral e mangas trabalhadas - talvez influência de uma recente viagem a Paris - apresenta uma Frida mais feminina, enquanto a outra é representada com roupas do cotidiano da artista, com cores fortes, poucos detalhes e barra enfeitada.
A exposição do coração em ambas as figuras, que se interligam por uma artéria, também chama a atenção do observador. O coração de Frida tipicamente vestida aparece inteiro, ainda que fora do corpo. Já a outra está com o coração partido. As mãos dadas mostram que a Frida de coração inteiro é quem toma conta da outra. Toda essa dor pode se tratar de um rompimento com Diego Rivera, seu marido com quem teve uma vida conturbada, e isso fica evidente pelo aparelho cirúrgico na mão da Frida feminina, enquanto suas vestes estão salpicadas com sangue.




Ficha Técnica: As Duas Fridas

Autor: Frida Kahlo
Onde ver: Museu de Arte Moderna, Cidade do México, México.
Ano: 1939
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 173,5cm x 173cm
Movimento: Arte Mexicana

Nenhum comentário:

Postar um comentário