O Monte Santa Vitória com Pinheiro, de Paul Cézanne
O quadro foi pintado por Cézanne em algum lugar da propriedade de seu cunhado. |
Paul Cézanne (19/01/1839 - 22/10/1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu bases da transição do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.
O Monte Santa Vitória era a inspiração favorita do pintor, que fez mais de 60 versões dele em suas tentativas radicais em pinturas de paisagens. Cézanne estudou o monte por vários ângulos, usando blocos de cor para obter o efeito espacial conhecido como "profundidade plana", que deveria representar a topografia do lugar de forma eficaz.
O artista costumava trabalhar em duas versões diferentes do lugar ao mesmo tempo. A obra foi recebida com incompreensão na primeira vez que foi exibida, no ano de 1895, em uma sociedade local de pintores amadores. O único que admirou a pintura foi o filho de um amigo de infância, o jovem poeta Joachim Gasquet. A gratidão de Cézanne pelo jovem foi tão grande que o levou a assinar a obra, coisa que raramente acontecia. A obra também foi dada ao jovem.
5 detalhes de "O Monte Santa Vitória com Pinheiro" se destacam:
1 - O céu entre as ramagens
Cézanne se interessava mais pelo efeito global do que pelos detalhes de suas pinturas. As manchas cinza e verde entre as ramagens, que podem ser nuvens ou folhas, ajudam a produzir o efeito desejado: tornar a parte superior da tela bruxuleante de movimento.
2 - A montanha
Cézanne tinha o hábito de iniciar suas pinturas situando os principais elementos com marcas de carvão, para, só depois, acrescentar manchas de cor. As formas eram construídas orquestrando cuidadosamente os tons das manchas.
3 - As ramagens sobre o vazio
O pintor reformava a natureza para atender seus desígnios. A árvore funciona como moldura para o objeto principal na tela, a montanha. A delicada curva do tronco complementa o ligeiro aclive em diagonal da paisagem ao fundo. Da mesma forma, os ramos à direita seguem a linha do vazio do terreno distante.
4 - O aqueduto
A ponte de l'Arc, principal marco construído do vale do Arco, também aparece no quadro. À medida que perdia o interesse pelos detalhes, Cézanne ia, pouco a pouco, omitindo esses elementos identificáveis, optando por usá-los simplesmente como forma de explorar o diálogo entre cor e forma.
5 - A simplificação da paisagem
O pintor procurava reduzir a paisagem que tinha diante de si à sua estatura essencial, expressas em formas lineares e geométricas. Curvas eram representadas por múltiplos planos uniformes.
Ficha Técnica: O Monte Santa Vitória com Pinheiro
Autor: Paul Cézanne
Onde ver: Galeria Cortaulud, Londres, Reino Unido
Ano: 1882
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 67cm x 92,5cm
Movimento: Pós-Impressionismo
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