quarta-feira, 3 de outubro de 2012

365 DIAS DE ARTE

Os Pilares da Sociedade, de George Grosz

A pintura é considerada uma das mais persuasivas e abertamente política do artista.

Georg Grosz (26/07/1893 - 06/07/1959) foi um pintor e desenhista alemão. Destacou-se, inicialmente, na qualidade de uma das figuras mais destacadas do movimento Dadá em Berlim, de 1917 a 1920. Foi um dos principais membros do grupo expressionista da Nova Objetividade, juntamente com Max Beckmann e Otto Dix, empenhando-se em analisar criticamente a situação política e social da Alemanha, durante a República de Weimar (1919 - 1933). Militante do Partido Comunista Alemão, emigrou para os Estados Unidos em 1932, antevendo a ascensão ao poder do nazismo. Naturalizou-se norte-americano em 1938, voltando apenas a Berlim Leste, pouco antes de falecer.
Grosz retrata em sua obra, como sendo os pilares da sociedade, os enganadores e corruptos formadores de opinião da Alemanha pré-nazismo que, de acordo com a visão do artista, levavam o país em direção à guerra e aos conflitos civis. O pintor costumava fazer desenhos rápidos dos rostos e maneirismos das pessoas, o que fornecia material para seus retratos satíricos.
Atrás dos chamados pilares, o artista retratou um edifício em chamas com operários carregando pás, marchando para a esquerda, enquanto os soldados nazistas marchavam para a direita.
Na época em que a obra foi pintada, Grosz havia atingido um estilo gráfico que ultrapassava a caricatura e podia ser definido como uma pintura satírica.


3 detalhes de "Os Pilares da Sociedade" se destacam:


1 - Clérigo
Ao fundo da imagem um sacerdote com sorriso demoníaco realiza um sermão para a sua congregação, parecendo dar a benção a tudo que os "pilares da sociedade" estão prestes a causar na Alemanha. Isso mostra que o pintor rejeita a ideia de que a igreja endosse um regime que zomba de todos os princípios cristãos.


2 - Líder político
O pintor satiriza a liderança social democrática, que considera como traidores e coveiros da Revolução Social Democrata alemã de 1918. O político é retratado com aparência de bêbado, inchado com uma cabeça cheia de estrume fumegante no lugar que deveria ser ocupado pelo cérebro.


3 - Nacionalista
Um "ultranacionalista" é apresentado de monóculo, usando uma suástica na gravata. O home está em pé, segurando um sabre em uma das mãos e uma caneca de cerveja na outra. No rosto o homem ostenta cicatrizes de duelo de uma fraternidade, símbolo de sua juventude prussiana. O nacionalista ainda tem em sua cabeça um cavaleiro que carrega, em uma lança, a bandeira nacionalista.




Ficha Técnica: Os Pilares da Sociedade

Autor: George Grosz
Onde ver: Staatliche Museen zu Berlin, Alemanha
Ano: 1926
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,00m x 1,08m
Movimento: Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade)

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