quarta-feira, 17 de outubro de 2012

365 DIAS DE ARTE

O Carro de Feno, de John Constable

O quadro parece cheio de atmosfera e evoca a impressão de um dia de verão no campo inglês.

John Constable (11/06/1776 - 31/03/1837). Estudou na Dedham Grammar School e ao deixar a escola, trabalhou um período com seu pai, apesar de seu coração não estar ali. Em 1799 convenceu a família a mandá-lo para a Royal Academy em Londres para estudar arte. Em 1816, Constable conquistou sua segurança financeira com a morte de seu pai. Casou-se com Maria Bicknell contra a vontade da família dela e foram muito felizes. Com a morte de sua esposa, em 1828, caiu em profunda depressão e seus trabalhos tornaram-se mais escuros passando um ar de lamento.
Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança dos efeitos da luz e condições atmosféricas na arte. Constable, que fez da natureza seu tema principal, dedicou-se à compreensão e desenvolvimento de novos caminhos para descrever a mutação. O céu, principalmente, o encantou devido às mudanças de luminosidade na natureza as quais governam tudo. Marcou fortemente esta sua obsessão com estudos das nuvens e da abóbada celeste, também experimentou diferentes técnicas com folhas molhadas e sereno, capturando novos efeitos, para retratá-los em seus trabalhos.
Constable preferia pintar ao ar livre e nas suas telas tentava plasmar as alterações nas condições da natureza tal como ocorriam: névoa, chuva fina, sol tênue, umidade. Um dos quadros mais bem aceitos pela crítica foi o apresentado acima, que lhe valeu medalha de ouro da Academia. Até Delacroix tentou copiar os céus de Constable, deslumbrado com a força e o sentimento de sua trabalhada luminosidade.
Constable tinha também grande afinidade com a poesia e ocasionalmente exibiu seus escritos. Constable ganhou reconhecimento da sua obra lentamente, primeiro na França e depois na Inglaterra. Faleceu em 1837 e foi um inspirador fundamental para os pintores do Romantismo e pintores de paisagem de forma geral.
A paisagem acima com duas figuras atravessando um rio raso numa carroça parece incontroversa, quando a obra foi exposta pela pela primeira vez, em Londres, no ano de 1821, representou uma ruptura radical com as convenções temáticas e técnicas. Por esse motivo a pintura acabou não sendo levada a sério.
Para o artista, o mundo natural era inspirador e afetava profundamente sua produção. Constable buscava expressar sua reação pessoal à natureza por meio de seus quadros inovadores, que representavam a paisagem cotidiana inglesa em escala grandiosa.
Em O Carro de Feno o pintor buscava transmitir o movimento, a vitalidade e a luz refletida que via no trecho de rio. O céu possui uma profundidade realista e os aspectos cambiantes se refletem na superfície dos campos e do rio. As nuvens ondulantes dão ritmo e movimento à cena.


3 detalhes de "O Carro de Feno" se destacam:


1 - A carroça de feno
O foco da pintura de Constable é uma tradicional carroça de madeira usada para carregar feno que parece ter servido por muitas temporadas. Os dois trabalhadores rurais sentados na carroça acrescentam interesse humano à cena e sugerem um modo de vida em sintonia com a natureza.


2 - Lavadeira
Uma mulher aparece ajoelhada em um estrado que se prolonga a partir da casa. Não fica claro que ela esteja lavando roupas no rio ou se está apenas recolhendo água, já que um jarro de banho encontra-se posicionado logo atrás dela. Sua inclusão na paisagem ilustra um dos aspectos da vida doméstica na comunidade de trabalho rural.


3 - Cão
Logo à beira da água, de pé, encontra-se um cachorro, elemento importante da pintura que dirige o olhar do espectador para o foco desejado pelo artista. Um dos homens na carroça gesticula para o animal, sugerindo uma história.




Ficha Técnica: O Carro de Feno

Autor: John Constable
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1821
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 130,2cm x 185,4cm
Movimento: Romantismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário