O começo da primavera, de Guo Xi
A obra pertence à escola austral de pintura de paisagens da China. |
Guo Xi (c. 1020 - c. 1090) foi um pintor chinês que viveu durante a dinastia Song do Norte. Muito educado, desenvolveu incrivelmente um sistema de pincelada detalhada que se tornou importante para os pintores posteriores.
Guo Xi foi muitas vezes referido como um "mestre Song do Norte" e tornou-se inspiração para outros artistas, como já citado.
A pintura acima foi feita para o imperador Shezong, que promoveu reformas com o objetivo de melhorar as condições de vida do povo. A intenção do pintor com a obra acima era, provavelmente, glorificar o imperador e, considerando o tamanho do título, é provável que fosse parte de um conjunto criado para o palácio imperial.
Guo Xi emprega na pintura perspectivas múltiplas, às vezes como se a cena fosse vista de cima e, em outros momentos, vendo-a de um mesmo nível. Isso acontece porque as pinturas chinesas em rolos eram feitas para serem observadas por partes e não como um todo - hábito da cultura ocidental.
A composição de uma montanha no centro, margeada por picos menores, é uma metáfora para a estrutura da hierarquia imperial, que tinha o imperador como líder. Da mesma maneira, o tema da primavera funciona como metáfora para o governante benevolente. O artista contrasta em sua obra a grandiosidade da natureza com a rotina de pessoas comuns, que, apesar das suas diferenças evidentes, vivem em harmonia.
4 detalhes de "O começo da Primavera" se destacam:
1 - Névoa:
O artista retrata a névoa entre o plano médio e o mais distante. O objetivo do pintor com isso é criar a impressão de um afastamento gradual.
2 - Detalhe dos picos
Os contornos das rochas na imagem eram delineados, inicialmente, com nanquim preto concentrado. Depois, Guo Xi refez os contornos diversas vezes, com camadas de aquarela misturadas com azul, para borrá-los. Desse modo o efeito conseguido era naturalístico, como se as rochas parecessem surgir em meio à névoa.
3 - Pessoas
As pessoas retratadas na imagem foram localizadas em uma hierarquia crescente, do mundano para o espiritual. Na parte inferior, à esquerda, duas mulheres voltam para casa com os filhos. Acima e à direita, pescadores utilizam uma rede. E no meio, peregrinos cruzam uma fonte que leva, presumidamente, a um templo budista.
4 - O dorso da montanha
Em vez de usar apenas uma fonte de luz, o artista cria áreas mais claras, em contraste com outras mais escuras. Essa forma de abordar a luz - e o dinamismo generalizado da pintura - refletem a visão chinesa do mundo como um produto instantâneo.
Ficha Técnica: O começo da Primavera
Autor: Guo Xi
Onde ver: Museu do Palácio Nacional, Taipei, China
Ano: 1072
Técnica: Pergaminho suspenso, nanquim e aquarela sobre seda.
Tamanho: 1,58m x 1,08m
Movimento: Arte Chinesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário