Metrópolis, de Otto Dix
O artista desenvolveu seus conhecimentos das técnicas gráficas e de pintura na Academia de Belas Artes de Dresden. |
Otto Dix (02/12/1891 - 25/07/1969) foi um pintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, sua obra é dominada pela temática antibélica. Em 1939 Dix foi preso e indiciado com envolvimento em um complô contra a vida de Hitler. Ele consequentemente foi solto e as acusações foram retiradas. Na Segunda Guerra Mundial Dix foi recrutado na Guarda Nacional Alemã. Em 1945 foi forçado a se juntar ao Exército Alemão e no fim da guerra foi capturado e posto em um campo de prisioneiros de guerra.
Solto em 1946, Dix retornou para Dresden, uma cidade que foi virtualmente destruída por bombardeio pesado. A maioria das pinturas pós-guerra de Dix eram religiosas. Entretanto, também retratou o sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial.
Dix começou a pintar usando têmpera em meados da década de 1920. O método era usado para criar texturas reluzentes e cores translúcidas, típicos na obra Metrópolis com sua atmosfera perturbadora e burlesca.
Na obra, o pintor retrata as extremas divisões sociais presentes dentro da sociedade de Weimar. Em três painéis separados, mas que se interligam, o artista procura ilustrar com vivacidade o contraste entre a Juventude Dourada da era do jazz e as vítimas dos aspectos mais penosos daquela época - o empobrecimento, a prostituição e a exclusão.
Além disso, o artista retrata também o tema do apetite sexual e da decadência física. As mulheres apresentadas são lascivas, carnais, inocentes e repulsivas, tudo ao mesmo tempo. É exatamente essa mistura de características contraditórias que torna a obra um símbolo da busca hedonista pelo prazer.
4 detalhes de "Metrópolis" se destacam:
1 - Implorando ao ex-soldado
À porta um mendigo olha zangado para uma procissão de prostitutas, semelhante a uma parada militar, que passa à sua frente. A figura do homem, provavelmente um ex-militar, baseia-se no próprio autor da obra.
2 - Banda de jazz
Uma banda americana de jazz toca para uma clientela sofisticada e privilegiada em uma casa noturna de Berlim. Os rostos dos músicos foram modelados jocosamente por Dix, a partir de figuras conhecidas da sociedade de Dresden: o saxofonista tenor é o Dr. Alfred Schulze, um dos diretores da academia de Dresden.
3 - Detalhe luxuoso
O pintor demonstra domínio da técnica e talento artístico com uma variedade grande de tecidos e texturas, como o vestido verde da moça ruiva. Outra característica do painel central é o leque cor-de-rosa que o artista usa para enquadrar a cabeça do travesti que o segura.
4 - Forte contraste
No primeiro plano do painel da direita são ressaltados os sapatos modernos de uma prostituta que desfila por uma rua da moda em Berlim. Os sapatos funcionam como um método de comparação entre os sapatos caros da mulher no painel central e a falta de pernas do mendigo no painel da esquerda.
Ficha Técnica: Metrópolis
Autor: Otto Dix
Onde ver: Kunstmuseum, Stuttgart, Alemanha
Ano: 1928
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 1,81m x 4,03m
Movimento: Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade)
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