terça-feira, 2 de outubro de 2012

365 DIAS DE ARTE

O Martírio de São Sebastião, de Antonio Di Pollaiuolo e Piero Del Pollaiuolo

Essa é a pintura mais importante dos irmãos, encomendada pela família Pucci para o seu Oratório de São Sebastião, na Igreja da Santíssima Annunziada, em Florença.

Antonio di Jacopo Pollaiuolo (1432 - 1498) e Piero del Pollaiuolo (1441 - 1496) foram pintores italianos, irmãos, representantes do Renascimento. O segundo também é conhecido como Piero Benci, nascidos em Florença e ambos demonstravam interesse pela anatomia humana. Conta-se que os irmãos realizavam dissecações de corpos com o objetivo de aprimorar e melhorar seus conhecimentos sobre o assunto.
A pintura em destaque neste post, foi encomendada pela família Pucci para o seu Oratório de São Sebastião, na Igreja da Santíssima Annunziada, em Florença. A igreja guardava uma relíquia do osso do braço do Santo, possivelmente uma peça votiva ligada à peste de 1466, já que São Sebastião estava associado à proteção contra a doença. Condenado à morte pelo imperador Diocleciano por ser cristão, o santo foi amarrado a uma árvore e utilizado como alvo pelos arqueiros.
A composição é simétrica em relação a um eixo vertical e os dois besteiros centrais são a mesma figura, num giro de 180º. Os dois arqueiros que estão na frente, à direita e à esquerda, também são a mesma pessoa vista por ângulos diferentes. A figura de São Sebastião faz referência à Cristo Crucificado.



3 detalhes de "O Martírio de São Sebastião" se destacam:


1 - Cores vibrantes
As cores chamativas dos cinturões dos homens são provenientes de pigmentos transparentes utilizados em estado fluido, devido ao emprego do óleo.


2 - Perspectiva
A perspectiva linear é utilizada nas ruínas, com o objetivo de criar um afastamento espacial que obrigue o observador a conduzir seu olhar para o santo. A perspectiva aérea - aquela na qual as cores ficam mais pálidas à medida que se aproximam do horizonte - em contrapartida, cria uma sensação de distância.


3 - Formas espelhadas
As formas espelhadas dos arqueiros criam a impressão de profundidade dentro de cada grupo e entre eles, bem como entre as figuras em primeiro plano e as duplas de cavaleiros.




Ficha Técnica: O Martírio de São Sebastião

Autores: Antonio di Pollaiuolo e Piero Del Pollaiuolo
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1475
Técnica: Óleo sobre madeira
Tamanho: 292cm x 203cm
Movimento: Renascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário